terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Morreu João Rosendo: o equitador que tratava os cavalos por tu

Vítima de doença prolongada, morreu ontem João Paliotes Rosendo, figura incontornável do mundo da equitação, um bom amigo. Tinha 57 anos e morreu ontem na Unidade de Convalescença do Centro Social e Paroquial de São Tiago (Portalegre), onde estava internado.

Era uma figura típica de Monforte, onde vivia. E todos os conheciam como o equitador que tratava os cavalos por tu. Viveu intensamente a vida à sua maneira, como quis. Deixa saudades em todos aqueles que com ele se cruzaram.  

"Foi toda a vida um homem dos cavalos, um grande equitador e um grande amigo. Era filho do Senhor Rosendo da Ponte de Sôr, que foi toda a vida também um homem ligado aos cavalos e de quem o João herdou essa paixão", recorda João Moura. João Rosendo aprendeu com o pai do Maestro, o saudoso João Moura, a arte da equitação - de que era exímio intérprete.

"Um amigo com um coração de ouro, leal e honesto, um cavaleiro talentoso, paciente e sabedor com quem partilhei muitas e boas horas de picadeiro e de campo", lembra Paulo Caetano.

João Rosendo foi equitador nas casas de João Moura, de Paulo Caetano e de Joaquim Bastinhas, entre outros.

O corpo encontra-se na Casa Mortuária de Monforte e o funeral realiza-se hoje às 14h00 para o Cemitério local.

A toda a Família enlutada endereçamos as mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Foto D.R.