quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Bandarilheiro António Sacramento morre vítima de covid-19

Mais uma figura do mundo tauromáquico que morreu vítima deste maldito vírus que nos assola há já quase um ano: o bandarilheiro António Sacramento faleceu esta noite no Hospital de Santarém, aos 82 anos, onde já estava há alguns dias internado depois de ter sido infectado pelo novo coronavírus.

De seu nome completo António Augusto Roberto Sacramento, foi um dos mais eficientes bandarilheiros da sua época. Nasceu em Vila Franca de Xira a 14 de Julho de 1938, mas bem cedo foi viver para Coruche, onde seu pai era militar da GNR, cidade que o adoptou como se fosse seu filho.

Prestou provas para praticante a 16 de Agosto de 1957 em Coruche e tomou a alternativa em Almeirim a 16 de Julho de 1961. Ao longo da sua carreira integrou as quadrilhas de grandes figuras do toureio nacional, entre as quais as dos cavaleiros Fernando de Andrade SalgueiroJosé Luis Sommer D'Andrade (também recentemente falecido), Manuel Jorge de Oliveira e Luis Rouxinol e a do matador coruchense José Simões. António Sacramento era pai do também bandarilheiro e ex-novilheiro Roberto Sacramento, já retirado das arenas.

António Sacramento foi homenageado num festival taurino que em 2006 se realizou na Monumental de Coruche, sendo também nesse ano alvo de uma homenagem por parte da Câmara de Coruche e em 2011 recebeu a última homenagem por parte do Círculo de Amigos Taurinos, instituição presidida pelo antigo toureiro Ricardo Relvas, durante um jantar num restaurante em Coruche.

Não são conhecidos ainda pormenores das cerimónias fúnebres, que deverão decorrer em Coruche, reservadas à família, dadas as actuais normas sanitárias.

A toda a Família enlutada, em particular a sua filha e seu filho, endereçamos as mais sentidas condolências.

Fotos D.R. e elcoruchero.blogspot.com