domingo, 14 de fevereiro de 2021

Foi promissor toureiro amador: o lado desconhecido de Manuel Ramalho, presidente do International Club of Portugal


Miguel Alvarenga - Ontem, numa das minhas passeatas aqui pela zona da Nossa Casa (Campo Pequeno), encontrei o meu velho amigo Manuel Ramalho, figura conhecida de todos nós, presidente do prestigiado International Club of Portugal, uma amizade que, fizemos as contas, já dura há uns bons 48 anos, quase meio século.

O que muita gente desconhece é que Manuel Ramalho, grande aficionado, presença assídua nas nossas praças de toiros, foi um promissor toureiro amador na sua juventude.

Fica a história, contada por ele próprio:

"Poucas pessoas que não amigos de infância o sabem. Foi uma paixão muito forte que nasceu em mim quando tinha cerca de 14 anos, mas que teve de terminar depressa por causa da saúde de meus Pais e porque era incompatível com os estudos e outros projectos de vida. No entanto, nos anos 70, críticos como Américo Saraiva Mendes, Leopoldo Nunes, Saraiva Lima, José Manuel Severino, Quito Fernandes, entre tantos outros, consideraram-me muito promissor. Os jornais falaram muito em mim e até a RTP dedicou-me cerca de 30 minutos em horário nobre a um domingo à tarde numa entrevista conduzida por Fernando Balsinha. Fiquei famoso naquele dia porque era o único canal de Televisão que tínhamos e ainda não havia Facebook. No dia 25 de Abril de 1974, o desaparecido mas muito conceituado jornal 'Comércio do Porto', dedicava a primeira página à Junta de Salvação Nacional com fotografias de António de Spínola, Costa Gomes, Galvão de Melo, entre outros. Na contracapa, uma fotografia de miúdos que queriam ser toureiros sem os Pais saberem. Este seu amigo incluido".

Fotos D.R.