terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Grupo de Montemor evoca e despede-se de Simão Comenda

Nas redes sociais multiplicam-se desta esta manhã as mensagens de amigos, figuras do toureio e instituições do meio tauromáquico lamentando a morte de Simão Comenda, aos 80 anos, ocorrida esta madrugada no Hospital Lusíadas em Lisboa, onde estava internado desde o passado dia 22 de Janeiro, infectado com a covid-19. Torna-se impossível nomeá-las todas aqui, por mais importantes e significativas que todas elas sejam. Esta, porém, merece-nos particular destaque. É a mensagem deixada na sua página oficial do Facebook pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor, em jeito de homenagem e despedida ao seu histórico elemento:

"Deixou-nos hoje, vítima de covid-19, uma grande referência do nosso Grupo, do mundo dos Forcados e da Tauromaquia em geral!


"Simão Nunes Comenda foi para muitos o melhor rabejador de todos os tempos. Precursor de uma nova forma de rabejar, foi quem introduziu a beleza estética que vemos hoje nos melhores rabejadores. Pioneiro a rematar as pegas, saindo na cara dos toiros e para o meio da praça, depois de conduzir o toiro para o interior do Grupo no decorrer da pega de caras. A cernelhar fez dupla com dois grandes cernelheiros da nossa História, José Manuel Sousa e António José Zuzarte, destacando-se também nessa vertente da pega.


"Um orador nato e incrível contador de histórias, que coleccionou ao longo da vida, onde teve a oportunidade de pegar toiros nos quatro continentes. Integrou o Grupo de Forcados que foi pela primeira vez ao México em 1970, com o objectivo de demonstrar o que era o Forcado Amador. O êxito foi tal que, como sabemos, começaram a criar-se Grupos de Forcados também no México que se mantêm até aos dias de hoje.


"Era actualmente empresário da nossa Praça de Montemor que, juntamente com Paulo Vacas de Carvalho, compunham a empresa “Montemor é Praça Cheia”.


"Vai deixar muita saudade a pessoa que depois de brindada nos respondia com um simpático agradecimento e bonitas palavras de motivação para a pega que se seguia.


"Muito obrigado por tudo Simão. Até um dia!".


Grupo de Forcados Amadores de Montemor


Foto D.R.