quinta-feira, 18 de março de 2021

Corridas não regressam antes de 3 de Maio

Antes de 3 de Maio e, mesmo assim, dependendo das condições impostas pelo Governo, não haverá certamente corridas de toiros em Portugal - apesar de algumas empresas terem já anunciado espectáculos para datas anteriores a esta.

Segundo a Resolução do Conselho de Ministros nº 19/2021 de 13 de Março, está previsto para 19 de Abril a reabertura de cinemas, teatros, auditórios e salas de espectáculos (onde se incluem as praças de toiros). Contudo, o mesmo documento refere que o encerramento das salas de espectáculos/cinemas/auditórios/teatros é às 22h00 durante a semana e às 13h00 aos fins-de-semana e feriados - o que inviabiliza à partida a realização de corridas de toiros.

A partir de 3 de Maio, o Governo prevê novas medidas para o funcionamento das salas de espectáculos, mas frisa que as lotações serão ainda reduzidas. E no que à tauromaquia diz respeito, os empresários continuam apreensivos e a aguardar que se alterem as medidas que vigoraram no último ano e que obrigaram ao uso de apenas 50%, 30% e 20% das praças de toiros, consoante as condições de cada uma.

Os empresários tauromáquicos recordam que os espectáculos culturais "são seguros" e não registaram em 2020 qualquer surto da pandemia durante as suas realizações, um facto de que o Governo tem conhecimento e levará certamente em conta neste ano de 2021.

O empresário Luis Miguel Pombeiro anunciou entretanto que prevê realizar corridas de toiros a 8 de Maio em Estremoz e a 9 no Cartaxo, tendo igualmente agendado um ciclo de duas novilhadas na praça da Azambuja na segunda quinzena de Maio, com cartéis de dois cavaleiros e dois novilheiros e uma final a 29 com os triunfadores, realizando a 30 a tradicional corrida da Feira de Maio. Quanto ao Campo Pequeno, Pombeiro mantém a convicção de que a época pode arrancar na terceira semana de Maio.

Ricardo Levesinho anunciou também corridas a 1 e 2 de Maio em Vila Franca e a 22 na Moita, podendo as duas primeiras vir a realizar-se noutras datas. A empresa de Évora tem também anunciado o tradicional Concurso de Ganadarias para 16 de Maio.

Para já, aguardam-se as decisões do Governo sobre como vai ser a reabertura das salas de espectáculos a 3 de Maio, já com horários e lotações que permitam a realização de corridas de toiros.

Foto D.R.