Ainda falta localizar um dos cinco toiros que ontem de madrugada lograram fugir, em circunstâncias ainda não devidamente apuradas, do matadouro Ribasabores, na zona industrial de Tomar.
Ontem à tarde e como já aqui referimos, a GNR localizou e abateu dois dos toiros na zona de Curvaceiras e já esta manhã foi também avistado e igualmente abatido um terceiro toiro junto da Estrada Nacional 110. Ao final da manhã foi abatido um quarto toiro junto a uma vacaria no Casal das Varandas, freguesia da Madalena, Tomar.
O quinto toiro está ainda por encontrar, presumindo-se que se encontre já mais distanciado do local onde os outros foram localizados, provavelmente na zona de Fátima.
Os cinco toiros fugitivos pertencem à ganadaria de Carlos Damas, sediada em Manique do Intendente, em Azambuja, divisa que lida os animais habitualmente em largadas de toiros. Tinham sido descarregados às 23h00 de quarta-feira no matadouro de Tomar sete toiros e uma vaca - dos quais fugiram cinco em circunstâncias ainda não apuradas.
O "Farpas" falou com Diogo Damas, antigo e promissor novilheiro, actual bandarilheiro, filho do proprietário da ganadaria, que nos disse:
"Eram cinco toiros com idades entre os 4 e os 5 anos, alguns já com 6. Tinham sido utilizados em treinos por alguns cavaleiros e iam para abate, uma vez que não houve largadas no ano passado e este ano também as não haverá. Tenho estado em contacto permanente com a GNR, ainda não se percebeu como foi possível que os toiros tenham fugido do matadouro, estamos à espera de conseguir sabê-lo através das filmagens das câmaras de video que lá existem. Foram descarregados na noite de quarta-feira sete toiros nossos e uma vaca para abate, dos quais fugiram cinco".
E acrescentou:
"Quatro já foram abatidos e felizmente não se registou nenhum acidente. Dizem agora que o último toiro estará para a zona de Fátima, a GNR está a tentar localizá-lo, mas é preciso que a população tenha cautela, trata-se de um animal bravo e perigoso".
Foto D.R.