As touradas podem voltar realizar-se a partir de hoje, arrancando a temporada tauromáquica de 2021 ainda marcada pela pandemia, mas com optimismo no horizonte. Reguengos de Monsaraz recebe neste momento o primeiro espectáculo do ano e a Federação PróToiro acaba de emitir um comunicado a regozijar-se pelo facto, anunciando o lançamento de uma campanha digital com cartazes onde se recorda que "a Cultura é segura".
Depois de um ano de 2020 marcado pelos impactos negativos da pandemia da covid-19, com uma quebra de cerca de 76% no número de espectáculos tauromáquicos, e mesmo com um atraso de quinze dias em relação às restantes áreas culturais, arranca hoje a temporada de 2021, ainda com as praças de toiros com lotações limitadas até 50%. A temporada inicia-se com três meses de atraso, pois a data tradicional para o arranque da temporada é a 1 de Fevereiro.
A praça de toiros “José Mestre Batista”, em Reguengos de Monsaraz, recebe neste momento o primeiro espectáculo tauromáquico de 2021, um festival taurino a favor da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz. Lidam-se cinco toiros e um novilho da ganadaria Passanha pelos cavaleiros Luís Rouxinol, João Telles, Marcos Bastinhas, Luis Rouxinol Jr., António Prates e o amador Tristão Ribeiro Telles. As pegas estão a cargo dos forcados amadores de Alcochete e de Monsaraz.
Para João Santos Andrade, presidente da PróToiro, “temos de fazer da crise uma oportunidade. Agora é o tempo de reconstruir, de trabalhar e de criar os caminhos para o fortalecimento da tauromaquia no pós covid, que afectou e ainda afecta gravemente o setor da cultura e, em particular, o da tauromaquia. Unidos podemos alcançar grandes resultados".
Para Ricardo Levesinho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, “arranca hoje uma temporada desafiante e cheia de ilusões. Vivemos uma fase que nos dá alguma esperança, com o tema covid mais controlado, e com muitos projectos tauromáquicos espalhados por todo o país. A cultura é segura, por isso o meu apelo é que todos frequentem espectáculos taurinos, pois dessa forma estão a apoiar a cultura, a economia e os nossos artistas. Espero que seja uma temporada cheia de êxitos e de emoções".
Neste momento já estão agendados nove espectáculos tauromáquicos no mês de Maio: além de Reguengos de Monsaraz, em Vila Franca de Xira (dias 7 e 8), Salvaterra de Magos (dia 9), Chamusca (dia 13 e 15), Moita do Ribatejo (dia 22) e Azambuja (dias 29 e 30) - lembra a PróToiro.
“As normas sanitárias da DGS para os espectáculos tauromáquicos estão em revisão, esperando o sector um aumento das lotações em breve e uma maior agilização do espectáculo”, preconiza a Federação Portuguesa de Tauromaquia.
Para assinalar o arranque da temporada, a marca Touradas, da PróToiro, arrancou hoje com uma campanha digital nas redes sociais com a assinatura #euvouatourada, assinalando que a cultura é segura e que quem comprar um bilhete para uma tourada está a apoiar a cultura taurina e os nossos artistas.