Foi ontem à noite publicado o Decreto-Lei da resolução do Conselho de Ministros da última quinta-feira que regulamenta o Estado de Calamidade e abre finalmente as portas à actividade tauromáquica.
As corridas de toiros vão ainda decorrer sem qualquer alteração às medidas sanitárias impostas em 2020 pela Direcção-Geral de Saúde e que estiveram em vigor na última temporada - uso obrigatório de máscaras, presença nas trincheiras apenas das pessoas essenciais, lotações reduzidas, cortesias "aceleradas" e sem voltas à arena. À partida, continuará ainda a vigorar a norma que proíbe a presença na trincheira dos grupos de forcados quando não se trata da lide do toiro que irão pegar.
Para já, também, ainda não poderão realizar-se corridas nocturnas, uma vez que os espectáculos culturais têm que terminar às 22h30. E só se poderão realizar corridas de toiros em concelhos onde a incidência cumulativa de covid-19 seja inferior a 120 casos por 100 mil habitantes. As situações pontuais serão semanalmente analisadas pelo Governo.
Prevê-se, contudo, que até ao Verão haja uma revisão das normas que agora voltam a entrar em vigor, sendo já possível "abrir" mais as lotações das praças e alterar outras medidas, permitindo-se a presença dos grupos de forcados na trincheira durante toda a corrida.
O primeiro espectáculo taurino da temporada está agendado para a próxima segunda-feira, 3 de Maio, na praça alentejana de Reguengos de Monsaraz.
Foto M. Alvarenga