quinta-feira, 3 de junho de 2021

Aracena: Dávila Miura reaparece no festival taurino do Congresso Internacional de Aficionados


Eduardo Dávila Miura reaparece no festival taurino do
I Congresso Internacional de Aficionados em Aracena e
demonstrou ontem continuar em grande forma

Foi ontem oficialmente apresentado em Portugal - na herdade da ganadaria Nuñez de Tarifa em Cuba (Beja), propriedade de Curro Nuñez - o I Congresso Internacional de Aficionados Práticos, que vai decorrer de 1 a 4 de Julho em Aracena, Espanha.

A iniciativa, uma organização do Clube de Amadores Práticos (CAPT), presidido por Rafael Peralta Revuelta e pelo matador de toiros Eduardo Dávila Miura (que ontem marcou presença neste acto) em colaboração com a nova empresa da praça de Aracena, a Ibéria Toros (integrada pelo empresário português Luis Miguel Pombeiro e pelos espanhóis Luis Garzón e Joaquín Domínguez), incluirá tentaderos em diversas ganadarias, palestras, aulas presenciais de tauromaquia e um curso de fotografia tauromáquica - que serão a base da intensa lista de actividades que se encerrará com um festival taurino de alto nível, ainda sem dia certo (poderá realizar-se a 3 de Julho à tarde ou a 4 de amanhã, disse ontem Luis Garzón, que fez a apresentação do Congresso juntamente com Luis Miguel Pombeiro, Joaquín Domínguez e Dávila Miura, a que se juntou ainda o Maestro Vitor Mendes).

A grande novidade deste festival taurino, ontem anunciada, é a reaparição, ainda que pontual e em especial para este evento, do matador Eduardo Dávila Miura, que ontem demonstrou continuar em grande forma na lide de uma vaca de excelente qualidade no tentadero de Nuñez de Tarifa. O cartel do festival será de seis matadores, tendo já sido anunciados, para além de Dávila Miura, José Garrido, Emílio de Justo e Juan Ortega

Francisco Mendonça Mira, director do site "Tauronews", questionou ontem a organização sobre a possibilidade de um ou mesmo dois matadores portugueses virem a integrar este cartel, uma vez que a própria empresa se domina Ibéria Toros e está integrada por um empresário luso, Luis M. Pombeiro. Luis Garzón não disse que sim, nem que não, mas não afastou essa hipótese - mais que lógica, dada a abrangência ibérica da empresa organizadora.

Ainda no que ao Congresso Internacional de Aficionados Práticos diz respeito, Luis Garzón explicou que “existem três tipos de inscrições: práticos amadores, teóricos ou acompanhantes, que podem usufruir de vários pacotes, dependendo dos dias de chegada e de participação”


Para receber mais informações sobre o Congresso pode consultar o site www.congresodeaficionado.com


Fotos M. Alvarenga

Luis Garzón, Dávila Miura e Luis M. Pombeiro no acto de
apresentação do I Congresso Internacional de Aficionados,
ontem na herdade da ganadaria Nuñez de Tarifa em Cuba

Vitor Mendes no uso da palavra, vendo-se à direita também
o empresário Joaquín Domínguez, que integra a nova empresa
da praça de Aracena, Ibéria Toros (logotipo em baixo), com
Luis Miguel Pombeiro e Luis Garzón