quinta-feira, 3 de junho de 2021

Matadores deixaram pinceladas de arte no tentadero de Nuñez de Tarifa, anticipando a grande noite de Julho em Lisboa

O Maestro Vitor Mendes ontem na tenta de Nuñez de Tarifa

Realizou-se ontem, como aqui referimos já esta manhã, na ganadaria Nuñez de Tarifa, sediada às portas da vila alentejana de Cuba (Beja), uma tenta de quatro magníficas vacas (de nota altíssima qualquer uma delas), a deixar desde já antever uma grande noite no Campo Pequeno na segunda corrida da temporada, a 16 de Julho - em que se lidarão na corrida de exaltação do toureio a pé quatro imponentes toiros desta prestigiada divisa, propriedade de Curro Nuñez, bem como outros quatro da ganadaria Voltalegre, dos irmãos Garzón, onde também se realizará uma segunda tenta durante a próxima semana.

Com selecta e restringida assistência, esta tenta constituiu, digamos assim, uma antecipação em exclusivo para quem esteve presente (repórteres fotográficos, sobretudo) da grande corrida de Julho em Lisboa.

Ontem marcaram presença e deixaram pinceladas de arte e poderio no bonito tentadero de Nuñez de Tarifa três dos quatro matadores que no dia 16 de Julho actuarão no Campo Pequeno numa noite histórica em que se homenageará o Maestro Vitor Mendes pelos seus 40 anos de alternativa - ainda e sempre a grande e emblemática figura dos últimos anos do nosso toureio a pé, que também ontem este presente nesta jornada de campo.

Faltou "Finito de Córdoba", o cabeça de cartaz, que não pôde ontem marcar presença nesta tenta em virtude de, como já aqui referimos, se encontrar confinado em sua casa depois de ter estado em contacto com um familiar que testou positivo para a covid-19.

Assim, fizeram ontem uma antecipação da grande nocturna de 16 de Julho em Lisboa o matador espanhol José Garrido e os portugueses Manuel Dias Gomes e João Silva "Juanito", que tiveram as suas actuações coadjuvadas pelos seus respectivos bandarilheiros Juan Luis, Cláudio Miguel e Jorge García de la Peña (sobrinho do recordado rejoneador Diego García de la Peña, irmão de seu pai).

A última vaca e dada a ausência de "Finito", foi toureada - com que arte e com que ofício! - pelo matador retirado Eduardo Dávila Miura, que em Julho vai reaparecer por um dia no festival taurino do Congresso Internacional de Aficionados em Aracena, Espanha.

Já a seguir, não perca todos os momentos das actuações dos quatro matadores ontem no tentadero de Nuñez de Tarifa.

Fotos M. Alvarenga

José Garrido
Manuel Dias Gomes
João Silva "Juanito"
Eduardo Dávila Miura