Alberto Mesquita, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, anunciou hoje em conferência de imprensa, que a edição de 2021 das tradicionais e portuguesíssimas festas do Colete Encarnado fica cancelada, tal como já acontecera no ano passado.
Na decisão do município de Vila Franca de Xira pesou o facto do concelho manter uma elevada incidência cumulativa de casos de covid-19.
“Lamentamos profundamente não poder realizar este grande evento”, lamentou o autarca, salientando que “em primeiro lugar está a saúde da população”.
O presidente Alberto Mesquita anunciou que, mesmo assim, o Colete Encarnado vai ser assinalado com iluminação e sonorização das ruas, bem como lançou o desafio à população e comerciantes para decorarem as suas montras e varandas com temas alusivos a esta tão tradicional festa que honra sobretudo a figura do Campino.
No dia 3 de Julho será colocada uma coroa de flores no Monumento ao Campino e será inaugurada a escultura de homenagem ao saudoso matador de toiros José Falcão, junto ao Ateneu Artístico Vilafranquense.
Mesmo com as festas canceladas, estão de pé os festejos tauromáquicos (uma novilhada a 2 de Julho e duas corridas de toiros nos dias 3 e 4) já anunciadas pela empresa Tauroleve para a centenária praça de toiros "Palha Blanco" (cartaz em baixo).
Foto D.R./Colete Encarnado/Facebook