sábado, 3 de julho de 2021

Madrid rende amanhã homenagem à memória de "El Yiyo"

O Centro de Assuntos Taurinos da Comunidade de Madrid presta  amanhã, domingo, homenagem a um dos ídolos de Las Ventas, o toureiro José Cubero “Yiyo”, por ocasião do 40º aniversário da sua alternativa.

homenagem decorrerá às 12h30 (hora espanhola) com uma mesa-redonda na Sala António Bienvenida da Monumental de Las Ventas em que participarão os toureiros Curro Vázquez e César Rincón; o irmão de “Yiyo”, Juan Cubero, e os jornalistas Maxi Pérez e Alfonso Santiago. Este último  é autor do livro "Forever Yiyo", obra que também será apresentada durante o evento.


Precisamente amanhã, às sete da tarde, terá lugar a “Corrida de la Cultura”, um mano-a-mano entre os matadores António Ferrera e Emílio de Justo com toiros da ganadaria de Victoriano del RíoA corrida é transmitida pelo Canal Toros.


José Cubero "El Yiyo", que embora sendo espanhol nasceu em França em Bordéus a 16 de Abril de 1964, tomou a alternativa a 30 de Junho de 1981 em Burgos, apadrinhado por Ángel Teruel, com o testemunho de José Maria Manzanares, confirmando-a em Madrid a 27 de Maio de 1982 com Manzanares como padrinho e Emílio Muñoz a testemunhar o acto.


"El Yiyo" repartia cartel com Francisco Rivera "Paquirri" em Pozoblanco a 26 de Setembro de 1984 quando o famoso toureiro foi mortalmente colhido. O terceiro matador que integrou o cartel foi "El Soro".


No ano seguinte, a 30 de Agosto de 1985, viria a ser também mortalmente colhido em Colmenar Viejo pelo toiro "Burlero" de Marcos Nuñez. "El Yiyo" actuava nessa tarde a substituir Curro Romero, ao lado de "Antoñete" e José Luis Palomar.


Foto D.R./Colección Vielma e quadro López Cañito