Com a lotação permitida (cerca de mil espectadores) preenchida, realizou-se ontem finalmente na praça do Cartaxo (organização da empresa Ovação e Palmas) a corrida que já vinha sendo adiada por duas vezes. O público correspondeu ao cartel de competição.
Segundo Miguel Ortega Cláudio no site "Tauronews", "na arena houve um toureio luminoso, alegre, enigmático e cruelmente verdadeiro que se destacou dos outros, de seu nome Parreirita Cigano, triunfando forte na sua terra!".
Lidaram-se cinco dos anunciados toiros do Engº Jorge de Carvalho (um lesionou-se nos currais da praça e foi substituído por um exemplar de Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva), "bem apresentados, bonitos de tipo e tirando o quarto da noite, que foi manso e complicado, os restantes ajudaram para que o espectáculo resultasse em cheio", refere o cronista.
O toiro de Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva, lidado em primeiro lugar, com cinco anos, "teve mobilidade, não humilhou e acabou por não romper".
Moura Caetano enfrentou em primeiro lugar este toiro complicado, desenvolvendo uma boa lide. No segundo do seu lote, outro toiro complicado, o cavaleiro de Monforte teve uma "actuação de ofício", evidenciando a sua experiência e maestria.
Duarte Pinto teve "uma passagem agradável" pela arena do Cartaxo, refere Ortega Cláudio, que escreve: "Realizou duas lides onde cravou bons compridos e curtos, mexeu bem nos toiros, rematou os ferros com garbo, agradando e de que maneira aos presentes".
O cronista eborense elege Parreirita Cigano como triunfador da noite: "Fechava o cartel e para ele ficou a bola da sorte no sorteio, dois toiros de campeonato que os soube aproveitar de princípio a fim e agarrar um triunfo forte na sua praça".
O concurso de pegas foi ganho pelo forcado João Gonçalves, dos Amadores da Azambuja (quarta pega da noite).
Pelo Grupo da Azambuja pegou ainda Daniel Leiria, ao primeiro intento. Pelos forcados do Clube Taurino Alenquerense pegaram o cabo Fábio Lucas (à segunda) e Pedro Lourenço (também à segunda tentativa). Pelos Amadores do Cartaxo foram caras Fábio Beijinho (à primeira) e Vasco Campino (à segunda).
A corrida foi bem dirigida por Marco Cardoso, que esteve ontem assessorado pelo médico veterinário José Luis Cruz.
A empresa Ovação e Palmas levará a efeito ainda mais uma corrida no Cartaxo em data que oportunamente será anunciada.
Foto Maria Mil-Homens/Tauronews