sábado, 16 de outubro de 2021

Assine aqui! Mais de 17 mil já assinaram a Petição contra a alteração de idade para assistir ou participar em touradas

A censura contra a Cultura Tauromáquica e a diversidade cultural no nosso país continua em força.

Desta vez, o Governo do PS negociou os direitos e liberdades das crianças e pais, a troco do voto favorável do PAN no Orçamento do Estado, algo que não pode acontecer numa democracia. 


No entanto, a PróToiro criou uma Petição contra a alteração da idade para assistir ou participar em touradas: https://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT94978.

Esta sexta-feira, dia 15 de Outubro, a Petição já conta com mais de 17 mil assinaturas.


Esta tentativa de limitar o acesso a um espectáculo cultural choca com a obrigação constitucional do Estado de promover a acessibilidade de todos à Cultura. O artigo 43º da CRP refere claramente que "o Estado não pode programar a Educação e a Cultura segundo quaisquer diretrizes filosóficas, estéticas, políticas, ideológicas ou religiosas", tal como o artigo 73º, nº 1, dispõe que "todos têm direito à Cultura" e "o Estado promove a democratização da Cultura, incentivando e assegurando o acesso de todos os cidadãos à fruição e criação cultural”.


Deste modo, a PróToiro veio peticionar o respeito pelos direitos e liberdades das crianças, a manutenção da classificação etária da tauromaquia de M/12 e a manutenção da liberdade de escolha das crianças e dos seus pais.


Foto D.R./Touradas