segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Espanha: Associação Taurina Parlamentar distinguiu Vargas Llosa, Morante de la Puebla e Simón Casas

O Prémio Nobel de Literatura Vargas Llosa, o matador de toiros Morante de la Puebla e o empresário Simón Casas foram esta manhã distinguidos pela Associação Taurina Parlamentar de Espanha com os seus prémios anuais numa cerimónia que teve lugar no Salão dos Passos Perdidos do Palácio do Senado, em Madrid.

O prémio entregue a Vargas Llosa reconheceu "a sua importante defesa da cultura tauromáquica e a paixão que sente por ela", enquanto que Morante de la Puebla foi distinguido "pela sua brilhante personalidade que transmite as mais puras essências da história do toureio e difunde os valores mais autênticos da Festa, de todas as épocas".

Simón Casas, empresários de várias praças de toiros, entre as quais as de Madrid, Valência, NimesAlbacete e Béziers e apoderado de vários toureiros como António Ferrera, Juan Ortega, Juan Leal e Lea Vicens, foi distinguido "pelo seu compromisso com a tauromaquia e  e pela sua brilhante e dilatada gestão como empresários em diversas e importantes praças de toiros".

Associação Taurina Parlamentar distinguiu ainda o jornalista José Luis Carabias, director do programa "Clarín" da Rádio Nacional de Espanha, como "referência da informação taurina" e "pela sua fecunda e exemplar trajectória em defesa e na difusão da tauromaquia e dos seus valores".

Foi ainda distinguido o Professor Catedrático Gonzalo Santonja "pelas suas investigações e publicações sobre a história da tauromaquia, que permitem um maior e melhor conhecimento da nossa ancestral cultura".

Foto D.R.