Com as bancadas da praça replectas de um público aficionado e conhecedor e que não quis deixar de marcar presença na celebração dos 120 anos da inauguração da carismática praça "Palha Blanco", Vila Franca de Xira viveu ontem uma grande e dura noite de toiros com uma corrida muito séria - e perigosa - da emblemática ganadaria Palha. Toiros que dificultaram em grande a vida aos cavaleiros e aos forcados, pese embora o empenho de todos para lhes dar a volta. Toiros de verdade e a dar emoção.
O triunfo maior, rezem as crónicas do festejo, coube ao imparável João Salgueiro da Costa, mas também ao veterano Rui Salvador, que tem vindo a fazer uma temporada brilhante. Êxito também do jovem Tristão Ribeiro Telles Guedes de Queiroz, que lidou um novilho da mesma ganadaria e fez ontem com sucesso a sua prova para cavaleiro praticante, passando a partir de agora a poder actuar de casaca e tricórnio. Mais um bom Ribeiro Telles nas arenas!
Lides valorosas, também, frente a toiros difíceis e complicados, de Luis Rouxinol, de Filipe Gonçalves e de Francisco Palha, que chegou mesmo a sofrer uma aparatosa colhida, felizmente sem consequências de maior.
Pegaram os Amadores de Vila Franca de Xira (o cabo Vasco Pereira à terceira tentativa, Guilherme Dotti e João Matos ambos à primeira) e os Amadores do Aposento da Moita (o cabo Leonardo Mathias à primeira, Martim Cosme Lopes à segunda e Tiago Valério à primeira). Grandes forcados e dois dos melhores grupos frente a toiros de verdade!
A corrida foi bem dirigida por Ricardo Dias, assessorado ontem pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva. A função começou com a procissão de Nossa Senhora de Alcamé na arena, à luz das velas, transportada pelos campinos, cantando depois a fadista Teresa Tapadas e actuando ainda a Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense.
Uma celebração carregada de simbolismo a comemorar os 120 anos de história e de glória de uma das mais importantes praças de toiros de Portugal. Um êxito mais da empresa Tauroleve. E da Festa!
Foto D.R./Tauroleve