António Alfacinha, membro da empresa Nepe - que gere a Arena D'Évora - acaba de anunciar, em entrevista ao "Tauronews" nas redes sociais, a composição dos cartéis da próxima temporada, que confirmam os elencos já ontem avançados pelo "Farpas" e reafirmam mais uma grande época com corridas de altíssimo nível na emblemática praça alentejana.
Entrevistado por Miguel Ortega Cláudio e João Vilaverde, o antigo cabo do GFA de Évora, que hoje gere a praça da cidade-museu com Francisco Mendonça Mira e Carlos Ferreira, confirmou já esta noite as composições dos cartéis do Concurso de Ganadarias (15 de Maio), da Corrida de São Pedro (25 de Junho) e da Corrida de Verão (23 de Julho). A data de 10 de Setembro, que fora anunciada como a da terceira corrida da temporada eborense, está ainda em stand by, podendo ou não realizar-se. A última, a 1 de Outubro, será com toiros de Sommer D'Andrade e já são conhecidas as presenças dos grupos de forcados de Évora e de Vila Franca de Xira, faltando designar os cavaleiros, que podem ser três ou seis.
Quanto às três corridas já rematadas, os cartéis são exactamente aqueles que ontem aqui avançámos:
- 15 de Maio - Concurso de Ganadarias. Toiros de Branco Núncio, Sommer D'Andrade, Murteira Grave, Passanha, Romão Tenório e Calejo Pires para Luis Rouxinol, João Moura Júnior e João Salgueiro da Costa. Forcados de Montemor e Évora.
- 25 de Junho - Corrida de São Pedro. Toiros de Romão Tenório para Marcos Bastinhas, Miguel Moura e Guillermo Hermoso de Mendoza. Forcados de Évora em solitário (Homenagem póstuma ao antigo cabo João Pedro Oliveira).
23 de Julho - Corrida de Verão. Toiros de Passanha para João Moura, António Ribeiro Telles e Pablo Hermoso de Mendoza. Forcados de Évora e São Manços.
A temporada abre a 26 de Março com o Dia do Forcado (tradicional concurso de cernelhas e realização de várias sortes da pega de caras com a participação de todos os grupos da Associação Nacional de Grupos de Forcados) e a 29 de Junho haverá também uma novilhada (extra abono) com organização do GFA de Évora.
António Alfacinha considerou - e nós concordamos em absoluto - que os cartéis "estão muito bem rematados e compostos de forma a que o público ocorra à praça de Évora", frisando que o objectivo foi, uma vez mais, "reafirmar Évora como um marco importante a nível nacional".
Questionado sobre se a empresa ainda vai contar com três dos mais destacados cavaleiros nacionais não presentes nestes cartéis que hoje foram anunciados, casos de João Ribeiro Telles, de Francisco Palha e de Luis Rouxinol Júnior, António Alfacinha respondeu que sim e lembrou que pelo menos um cartel (1 de Outubro) ainda está em aberto e pode também haver ainda a possibilidade de realizarem a corrida de Setembro (não incluída no abono, disse, "precisamente por não termos ainda a certeza de a realizar e para que o aficcionado não se sinta depois enganado com uma corrida a menos").
Alfacinha referiu ainda os nomes dos cavaleiros Rui Salvador e Gilberto Filipe, que na temporada passada "estiveram ao nosso lado e vieram a Évora substituir companheiros que estavam lesionados", como outras possíveis presenças na temporada de 2022 na Arena D'Évora.
O empresário anunciou que os abonos para a temporada estarão à venda nos locais habituais a partir do próximo dia 1 de Janeiro de 2022.
Foto D.R.