Salgueiro Maia (fotografado no 25 de Abril por Alfredo Cunha) é interpretado pelo actor Tomás Alves (magnífico!) |
Miguel Alvarenga - Ontem assisti (numa sessão privada), por amável convite do meu querido e "velho" Amigo António de Sousa Duarte (autor da biografia de Salgueiro Maia, que inspirou o filme), ao filme "Salgueiro Maia - O Implicado", que só a 14 de Abril estreia nos cimemas, realizado por Sérgio Graciano.
Comprometi-me com o António a nada escrever sobre isso - e cumpro na íntegra. Vim aqui apenas dizer que, apesar de odiar (é o termo) essa "coisa" do 25 de Abril, sempre tive o maior respeito pela figura do Capitão Salgueiro Maia, provavelmente a mais simpática figura desse triste dia, que foi, apenas e só, um grande Militar.
Fez o que tinha a fazer e regressou ao quartel, feito anti-herói, acabando mesmo por ser vergonhosamente enxovalhado e maltratado por aqueles a quem proporcionou a "liberdade" (para mim, havia muito mais liberdade antes do 25/A, hoje vivemos na maior das ditaduras e com uma muito mais apertada censura, mas isso são contas de outro rosário).
Adorei o filme. Sou há muitos anos super crítico da merda do actual cinema português (péssimo), mas este filme é mesmo muito bom. Não vou dizer nem escrever mais nada, porque prometi ao António que não o faria. Apenas isto: não percam o filme quando ele estrear! Obrigado, António!
Fotos D.R.