No dia em que o matador espanhol António Ferrera cumpre o 25º aniversário da sua alternativa, o antigo crítico taurino António Velez recordou hoje com esta foto, publicada na rede social Facebook, os inícios do famoso toureiro, ainda menino, em terras de Portugal.
António Ferrera é o toureiro de palmo e meio que se vê na foto dando a volta à arena na praça de toiros de Estremoz juntamente com a antiga cavaleira francesa Helena Gayral (que foi apoderada no nosso país pelo saudoso João Cortesão), com o então jovem cavaleiro amador Francisco Cortes e com os bandarilheiros Albino Fernandes e Manuel Jacinto, num espectáculo de variedades taurinas realizado nesta praça alentejana em 4 de Setembro de 1988 (cartaz em baixo).
António Ferrera, de seu nome completo José António Ferrera San Marcos, nasceu a 19 de Fevereiro de 1978 (tinha dez anos nesta foto de Estremoz) em Buñola (Baleares), mas com sete anos de idade radicou-se com a família em Villafranco del Guadiana, Badajoz, sua terra natal por adopção.
Muito apoiado no início da sua carreira pelo saudoso Maestro José Maria Manzanares (que vemos a seu lado numa foto em baixo), Antoñito Ferrera (como era anunciado nos seus princípios) deu muitos dos seus primeiros passos em praças de toiros da Extremadura espanhola e também de Portugal, pelo que ainda hoje desfruta de enorme carinho e simpatia no nosso país.
António Ferrera recebeu a alternativa neste preciso dia 2 de Março, há vinte e cinco anos (1997), na praça de Olivença, apadrinhado por Enrique Ponce, com o testemunho de Pedrito de Portugal, frente a toiros de Victorino Martín. No próximo domingo 6 de Março, celebra a efeméride na mesma praça, encerrando-se com seis toiros desta ganadaria.
Ferrera confirmou depois a alternativa em Madrid em 28 de Março de 1999, com Miguel Rodríguez como padrinho e Javier Vásquez como testemunha.
Fotos D.R./António Velez/Facebook