A deputada socialista Maria da Luz Rosinha, o empresário Ricardo Levesinho e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca, Armando Jorge de Carvalho |
Foi com o belíssimo ambiente de casa cheia, hoje ao final da tarde, no selecto Clube Vilafranquense, que a empresa Tauroleve tornou públicos os cartéis que compõem a Temporada de Sonho na centenária praça "Palha Blanco", composta por sete magníficas corridas de toiros, cada qual com um significado especialíssimo, e ainda quatro novilhadas de oportunidade aos novos (cujos elencos não foram ainda adiantados).
Com as honrosas presenças do novo presidente da Câmara, Fernando Paulo Ferreira, e do presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, João Rodrigues dos Santos, ladearam na mesa o empresário Ricardo Levesinho o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Armando Jorge de Carvalho e a deputada do Partido Socialista e ex-presidente da autarquia vilafranquense Maria da Luz Rosinha - que pelo seu vibrante e corajoso discurso acabou por ser a "grande triunfadora" desta sessão.
Sem papas na língua, defendendo, como sempre o fez, a arte tauromáquica, Maria da Luz Rosinha salientou a obrigação que todos temos de "honrar a festa de toiros" porque esse é "um direito que nos assiste" e chamou a atenção dos empresários para a necessidade de ter em conta, cada vez mais, "o binómio preço/preço qualidade", ou seja, "apresentar grandes cartéis e bons espectáculos para que as famílias que vão aos toiros e gastam o seu dinheiro sintam depois a vontade de voltar".
"Eu estarei sempre na defesa da festa de toiros, como sempre estive, mesmo que seja contra o meu partido ou contra o meu secretário-geral (António Costa) ou contra todos os que forem contra ela" - afirmou a deputada.
Armando Jorge de Carvalho, o aficionado provedor da Santa Casa da Misericórdia, um histórico da aficion e das tertúlias vilafranquenses, representante da União das Misericórdias na Federação ProToiro, foi quem abriu a sessão, com um breve, mas muito lúcido discurso, apontando a necessidade de "elevarmos a nossa praça de toiros", sem dúvida uma das mais carismáticas e mais importantes do país, "um verdadeiro museu da tauromaquia nacional", como referiu.
Depois da projecção de um breve video em que o empresário Ricardo Levesinho surgiu como actor principal e cujo lema (bem escolhido) foi "o sonho comanda a vida", lembrando as palavras do poeta António Gedeão na sua "Pedra Filosofal", foram finalmente apresentados os atractivos e diversificados elencos das muito bem rematadas corridas que compõem a Temporada de Sonho - contando-se na sala com a presença da esmagadora maioria dos seus protagonistas, entre os quais os cavaleiros António Ribeiro Telles, Ana Batista, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto, João Moura Júnior, João Salgueiro da Costa e Miguel Moura, bem como dos matadores "Cuqui" e "Juanito" e do cabo Vasco Pereira e mais elementos do GFA de Vila Franca, que este ano assinala o seu 90º aniversário.
Presentes também alguns dos ganadeiros que esta temporada lidarão em Vila Franca, como João Folque (Palha), Pedro Canas Vigouroux, Hugo Branquinho (representante da ganadaria Fernandes de Castro), Carlos Veiga (ganadaria Manuel Veiga) e Lourenço Vinhas.
E os cartéis - que já a seguir Miguel Alvarenga aqui vai analisar, não percam! - são estes:
II Feira do Toiro - Homenagem ao saudoso ganadeiro Fernando Palha na celebração do 90º aniversário do seu nascimento
- Sábado, 30 de Abril, às 17h00 - Corrida das Tertúlias - 6 toiros de Fernandes de Castro para Ana Batista, Duarte Pinto e Miguel Moura. Forcados de Vila Franca e do Ramo Grande (Ilha Terceira).
- Domingo, 1 de Maio, às 17h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros Vinhas para Manuel Telles Bastos, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles. Forcados de Vila Franca e Caldas da Rainha.
Julho - comemoração do 90º aniversário das Festas do Colete Encarnado
- Domingo, 3 de Julho, às 18h00 - Corrida mista - 8 toiros de Canas Vigrouroux (4 para a lide a cavalo) e Murteira Grave (4 para a lide a pé) para João Ribeiro Telles e Francisco Palha, Forcados de Vila Franca, António Ferrera e "Juanito".
Setembro - corrida comemorativa do 121º aniversário da praça "Palha Blanco"
- 6ª feira, 30 de Setembro, às 22h00 - Corrida à portuguesa - 6 toiros de Palha, Veiga Teixeira, Murteira Grave, Vinhas, Passanha e Canas Vigouroux para João Salgueiro da Costa, único cavaleiro. Sobressalente de honra: João Salgueiro. Forcados de Santarém e Vila Franca.
Feira de Outubro - comemorativa do 90º aniversário do GFA de Vila Franca de Xira
- Domingo, 2 de Outubro, às 17h00 - Corrida de toiros - 6 toiros de Palha para os matadores Manuel Escribano, António João Ferreira e "Cuqwui".
- 3ª feira, 4, às 22h00 - Homenagem ao GFA de Vila Franca de Xira - 6 toiros de Ribeiro Telles (2), Vale de Sorraia (2) e Murteira Grave (2) para António Ribeiro Telles e João Moura Júnior, mano-a-mano. Forcados de Vila Franca.
- 4ª feira, 5 (feriado nacional), às 17h00 - Corrida mista - 6 toiros de Manuel Veiga para João Ribeiro Telles, Forcados de Vila Franca, Morante de la Puebla e "Juanito".
Fotos M. Alvarenga