sexta-feira, 4 de março de 2022

Olivença: exposição comemorativa dos 25 anos de alternativa de António Ferrera

Os muitos portugueses que este fim-de-semana se deslocam, como manda a tradição, a Olivença, terão oportunidade de visitar no Pátio de Armas do Castelo de Olivença a exposição comemorativa dos 25 anos de alternativa do matador de toiros António Ferrera, com entrada gratuita e que vai estar patente ao público até domingo, entre as 11h00 e as 22h00.

Inaugurada ontem, esta exposição foi organizada pelo Ayuntamiento de Olivença e pela Fusión Internacional por la Tauromaquia, a empresa que gere a praça de toiros da antiga cidade portuguesa.

Entre muitos outros apetrechos, troféus e recordações dos 25 anos de carreira profissional de António Ferrera (que se iniciou ainda miúdo em arenas portuguesas), destaque para o seu primeiro traje curto, o traje de luces que vestiu na sua estreia como novilheiro sem picadores, a primeira montera, o primeiro par de sapatilhas, um capote de passeio que ganhou em França quando era ainda novilheiro e várias cabeças de toiros importantes com que se cruzou ao longo da sua trajectória, entre os quais quatro das ganadarias Miura e Victorino, bem como a Medalha da Extremadura, que o Governo da Extremadura lhe outorgou em 2007.

António Ferrera tomou a alternativa na praça de Olivença há 25 anos, a 2 de Março de 1997, apadrinhado por Enrique Ponce, com o testemunho de Pedrito de Portugal, frente a toiros de Victorino Martín. Celebra a efeméride no próximo domingo encerrando-se de manhã com seis toiros da mesma ganadaria e na mesma praça.

A não perder.

Fotos M. Alvarenga e D.R./mundotoro.com