sexta-feira, 1 de abril de 2022

Ante-estreia do filme "Salgueiro Maia - o Implicado" na próxima 2ª feira no CCB


Na próxima segunda-feira 4 de Abril, tem lugar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém a ante-estreia do filme "Salgueiro Maia - o Implicado", que nos cinemas estreará no próximo dia 14.

Inspirado na biografia do capitão de Abril escrita pelo jornalista António de Sousa Duarte - também autor do livro biográfico do matador Mário Coelho e actual responsável pela gestão de imagem do toureiro "Juanito" - o filme é realizado por Sérgio Graciano e tem argumento de João Matos.


Fernando Salgueiro Maia - que no filme é interpretado pelo actor Tomás Alves (foto de baixo) nasceu em Castelo de Vide, em 1944, fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão em 1971. Como delegado da Arma de Cavalaria, fez parte da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA).


Em 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que, partindo da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Prof. Marcello Caetano, e à definitiva queda  do Estado Novo.


Como hoje refere a jornalista Manuela Goucha Soares num grande artigo sobre o capitão de Abril na revista do "Expresso", "Salgueiro Maia ficou no imaginário dos portugueses como o capitão que lutou pela liberdade e nos anos seguintes foi esquecido e posto na prateleira".


Salgueiro Maia morreu a 3 de Abril de 1992, aos 47 anos, vítima de cancro. Cumprem-se trinta anos no próximo domingo.


Fotos D.R.

Salgueiro Maia no Terreiro do Paço no dia
25 de Abril de 1974, na célebre foto do
repórter Alfredo Cunha e, em baixo, o actor
Tomás Alves, que interpreta no filme o 
papel do capitão de Abril