O presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Ricardo Levesinho, responde à missiva que esta manhã lhe foi publicamente endereçada por Vitor Teixeira Santos, aficionado do Cartaxo, sobre a sobreposição de datas de corridas de toiros com datas tradicionais. Recorde-se que o próprio presidente da APET anunciara em Dezembro do ano passado a II Feira do Toiro em Vila Franca para o fim-de-semana de 7 e 8 de Maio e posteriormente antecipou-a para o fim-de-semana passado, fazendo coincidir a corrida de 1 de Maio na "Palha Blanco" com a data tradicional da corrida na praça do Cartaxo. Fique com a resposta de Ricardo Levesinho:
O sucesso da corrida do passado domingo no Cartaxo é sinónimo de um bom caminho, da descoberta de ares de triunfo e renovação de uma Praça de Toiros que necessitava urgentemente de revitalização e de energias positivas perante a importância da mesma para a tauromaquia portuguesa.
O papel da nova Associação aceite este ano no seio da APET pela promessa de um projecto positivo para a tauromaquia portuguesa, concessionária da Praça de Toiros tem que se entender como mais um passo para ajudar esta festa que adoramos e defendemos com tudo o que temos.
Nessa carta aberta, escrita pelo Sr. Vítor Teixeira, existe caminhos que são inexactos e desacuados por incorrecções primárias e facilmente confirmadas.
Fujo de polémicas, fujo de confrontos públicos, pois como nas famílias educadas o que se tem de corrigir e ajustar faz-se nos sítios próprios.
Publicamente o que se tem de destacar é o sucesso da corrida do passado domingo no Cartaxo e nesse caminho que esperamos de grande sucesso de forma a diariamente darmos sempre um passo para a frente e nunca para trás.
Ricardo Levesinho
Presidente da APET
Foto M. Alvarenga