O próximo dia 25 promete ser inesquecível e histórico para o glorioso grupo de forcados Amadores de Évora - não apenas pela grande e tradicional corrida de toiros de São Pedro, em que actuará em solitário (fardando antigos e actuais elementos) para render homenagem à memória do seu saudoso cabo João Pedro Oliveira (na foto de cima, com seu filho, do mesmo nome, actual cabo do grupo), que não foi apenas um grande Forcado, mas sobretudo um grande Homem que deixou saudades em todos aqueles que com ele se cruzaram.
A corrida de toiros na Arena D'Évora terá início às 18h30 e tem um cartel de juventude, diferente e aliciante, com os cavaleiros de dinastia Marcos Bastinhas e Miguel Moura e a jovem figura do rejoneio espanhol Guillermo Hermoso de Mendoza (na sua única presença em Portugal nesta temporada, depois de ter saído em ombros de Madrid e Sevilha), lidando-se seis toiros da ganadaria Romão Tenório.
Depois da corrida, na Quinta do Menino de Ouro, em Évora, tem lugar um jantar de homenagem póstuma a João Pedro Oliveira, seguido de festa com a participação do dj Miguel Morais e ainda com muitas surpresas.
Posteriormente, no dia 29 (dia de São Pedro) haverá uma novilhada popular cuja receita reverte a favor da Associação dos Forcados Amadores de Évora, em que actuarão mano-a-mano os promissores cavaleiros praticantes António Núncio e Diogo Oliveira, pegando os Amadores de Évora e os Académicos de Elvas. Lidam-se quatro novilhos-toiros das consagradas ganadarias Branco Núncio, Murteira Grave, Passanha e Calejo Pires.
Foto Florindo Piteira




