quinta-feira, 2 de junho de 2022

Foi há 10 anos: João Moura Jr. em ombros pela porta grande de Madrid!

Amanhã, 3 de Junho, cumprem-se dez anos sobre a apoteótica saída em ombros pela porta grande da Monumental de Madrid do cavaleiro João Moura Jr. - uma efeméride que aqui recordamos e uma homenagem que fazemos ao sucessor do "Niño Prodígio" que em muitas tarde galvanizou aquele seu público de eleição.

Nesse ano de 2012, nos 22 espectáculos que compuseram a Feira de Santo Isidro, a porta grande de Las Ventas não se abriu para nenhum matador, mas apenas para os cavaleiros (rejoneadores). 

Nessa memorável e histórica tarde de 3 de Junho de 2012, João Moura Jr. cortou uma orelha ao seu primeiro toiro com forte petição da segunda, recusada pela presidência por o toiro ter demorado a cair. E no segundo toiro voltou a cortar outra orelha, assim conquistando a honra maior de sair em ombros pela porta da glória da primeira praça de toiros do mundo, lado-a-lado com o rejoneador espanhol Raul Martín Burgos, que cortou as duas orelhas ao quinto toiro da tarde. Fermín Bohórquez, que era nesse dia o cabeça de cartaz, foi aplaudido no seu primeiro toiro e silenciado no segundo.

Fotos las-ventas.com e D.R./Luis Caetano