4 de Junho de 1970, um dia histórico para Madrid, para a tauromaquia mundial e para Paco Camino - e que jamais foi igualado. Cumprem-se hoje 52 anos.
Paco Camino, o "Niño Sábio", actuou em solitário na Monumental de Las Ventas, na Corrida da Beneficência, enfrentando seis toiros de distintas ganadarias: Juan Pedro Domecq, Urquijo, Miura, Pablo Romero, Buendia e Arranz.
Cortou, apenas e só, oito orelhas! Saíu em glória - e com o público em verdadeira euforia - pela porta grande de Las Ventas. Um recorde que, mais de meio século passado, ainda ninguém superou na primeira praça do mundo.
A corrida foi presenciada desde o Camarote Real de Las Ventas pelo Caudillo, Generalíssimo Franco, que no final sentenciou: "Esta foi a melhor corrida de toiros que vi na minha vida!".
Nas fotos de baixo, o Maestro Paco Camino quando em 1991 esteve em Lisboa com o seu grande amigo, o saudoso matador português Amadeu dos Anjos - para uma grande reportagem no jornal "O Título", que incluiu uma inesquecível noite de fados no Restaurante "Velho Páteo de Sant'Ana".
Fotos D.R. e M. Alvarenga/Arquivo