quarta-feira, 1 de junho de 2022

Todas as fotos da tarde de sangue de Gómez del Pilar em Madrid - pela objectiva de Ricardo Relvas

Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Viveu-se ontem em Madrid na 24ª corrida da Feira de Santo Isidro mais uma tarde de voltaretas e sustos, que terminou no último toiro - lidaram-se seis perigosos exemplares da ganadaria de José Escolar - com uma cornada sofrida pelo valente matador Gómez del Pilar, que fora já aparatosamente colhido no terceiro, salvando-se aí de ser ferido por milagre.

Gómez del Pilar foi receber o seu primeiro toiro, um perigosíssimo exemplar de José Escolar, à porta da gaiola com uma larga afarolada de joelhos em terra, sofrendo uma impressionante colhida, felizmente sem consequências de maior. Já durante o final da faena de muleta, viria a ser novamente colhido e atirado ao ar, uma vez mais se salvando por verdadeiro milagre. Levantou-se, recompôs-se e terminou a faena com uma grande estocada, cortando uma orelha - que foi a única da tarde.

No sexto toiro, segundo do seu lote, Gómez del Pilar voltou a repetir o acto de coragem, indo à porta dos curros receber o toiro com outra larga afarolada de joelhos, com garra e atitude, batendo-se pela segunda orelha - que lhe teria aberto a porta grande. Jogou a vida em Madrid - pelo triunfo.

Mas desta vez a sorte não esteve do seu lado. O toiro infringiu-lhe uma cornada na nádega esquerda com uma trajectória de 20 centímetros que provocou destroços no músculo glúteo maior, limitando a face interna do fémur e lesando o nervo ciático e a artéria femural.

O toureiro foi de imediato levado para a enfermaria, onde foi operado pelo Dr. García Padrós, que afirmou depois aos jornalistas  que "até ver como evolui, classifico a cornada como grave", frisando contudo que "não foram atingidos orgãos vitais". Gómez del Pilar foi depois transferido para o Hospital La Fraternidad, na capital espanhola, onde ficou internado.

Com dois terços das bancadas preenchidos, a corrida de ontem em Las Ventas teve ainda a participação dos matadores Octávio Chacón (silêncio nos dois toiros do seu lote e silêncio também no sexto, que teve que enfrentar por impossibilidade de Gómez del Pilar) e Alberto Lamelas, que foi ovacionado no segundo da tarde e silenciado no quinto. Já a seguir, publicaremos as fotos dos melhores momentos destes dois matadores na corrida de ontem.

Fotos Ricardo Relvas




Gómez del Pilar recebeu o terceiro e perigoso toiro de José
Escolar com uma larga afarolada de joelhos à porta da gaiola,
sendo aparatosamente colhido, felizmente sem consequências








Durante a sua primeira (e única) faena de muleta, voltou a
sofrer impressionante colhida, de que se voltou a salvar por
milagre. Matou de certeira estocada e cortou a primeira e única
orelha da corrida de ontem em Madrid





No sexto toiro da tarde, Gómez del Pilar repetiu o acto de
coragem e foi de novo à porta dos curros receber o seu segundo
oponente de joelhos e com outra larga afarolada. Desta vez
a sorte não esteve do seu lado, sofrendo uma cornada na 
nádega. Foi operado na enfermaria de Las Ventas e está
internado no Hospital La Fraternidad, em Madrid