quarta-feira, 6 de julho de 2022

Corrida de homenagem póstuma a João Cortesão na Figueira da Foz


A empresa Ovação e Palmas, de Luis Miguel Pombeiro, promove  a 27 de Agosto na praça da Figueira da Foz uma corrida de toiros de homenagem póstuma ao nosso querido e saudoso amigo João Cortesão (foto de cima), falecido no ano passado.

24 horas depois de Rui Bento ter apresentado os primeiros quatro cartéis da Temporada de Verão na Nazaré, num acto que decorreu ontem no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, a empresa de Pombeiro (que gere o Coliseu Figueirense em parceria com a Tertúlia Óbvia de Zambujeira e Anão e com Luis Pires dos Santos) apresentou hoje também os elencos das três corridas que compõem a Temporada da Figueira da Foz (todas de seis cavaleiros, tão ao gosto do público local). Fê-lo através da divulgação do cartaz (em baixo) nas redes sociais, abdicando de um acto público como ontem se verificou na Nazaré.

Nas três corridas, que se realizam aos sábados às 22h00 nos dias 30 de Julho, 13 e 27 de Agosto, participam dezassete cavaleiros (Luis Rouxinol é o único únicos que repete presenças em dois cartéis), seis grupos de forcados (repetem também os Amadores de Coimbra e os Académicos de Coimbra) e quatro ganadarias.

E os cartéis são estes:

- 30 de Julho - Corrida dos Agricultores do Baixo Mondego. 6 toiros de Santos Silva (3) e António Valente (3) para Rui Salvador, Luis Rouxinol, Ana Batista, Duarte Pinto, Gonçalo Fernandes e Parreirita Cigano. Forcados de Coimbra e Académicos de Coimbra.

- 13 de Agosto - Corrida comemorativa dos 180 anos da Sociedade Filarmónica Figueirense. 6 toiros de Varela Crujo, Herdeiros para Sónia Matias, João Moura Caetano, o rejoneador mexicano Emiliano Gamero, Miguel Moura, Luis Rouxinol Jr. e Soraia Costa. Forcados do Ribatejo, Académicos de Elvas e Coimbra.

- 27 de Agosto - Corrida dos aficionados do Norte e homenagem à memória do Engº João Cortesão. 6 toiros de António Raul Brito Paes para Luis Rouxinol, Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas, o rejoneador espanhol Andrés Romero, Joaquim Brito Paes e a praticante Mara Pimenta. Forcados da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Cascais e Académicos de Coimbra.

Fotos M. Alvarenga