Francisco Maldonado Cortes (fotos), o mais destacado dos jovens cavaleiros amadores do momento, foi o grande triunfador da tradicional Garraiada da Sardinha Assada na madrugada de domingo na praça "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira, uma praça que, como refere Miguel Ortega Cláudio na sua crónica no site "Tauronews", começa a ser a praça de eleição deste promissor cavaleiro da afamada dinastia de Estremoz, que ali tem obtido êxitos notáveis.
Lidaram-se quatro novilhos-toiros da ganadaria Mata-o-Demo, "bonitos de tipo e bem apresentados, uma novilhada de luxo muito ao tipo Maribel Ybarra, com boas condições de lide, destacando-se os bravos e nobres segundo e quarto", segundo Ortega Cláudio.
Actuaram ainda os também cavaleiros amadores Marco Santos ("lide intermitente", escreve o cronista, referindo que "a vontade foi a sua maior virtude"); Luis Miguel Ferreira numa "lide interessante"; e o rejoneador espanhol Francisco Canales, que "chegou com força às bancadas".
Os Amadores de Vila Franca brilharam em quatro pegas ao primeiro intento por intermédio das novas estrelas do grupo: João Valença, Diogo Hartley, Vasco Carvalho e Lucas Gonçalves, a provar que "mais 90 anos, no mínimo, estão assegurados", escreve Miguel Ortega Cláudio.
A garraiada (novilhada) foi bem dirigida por Tiago Tavares, que esteve assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.
Fotos Lobov_photography