terça-feira, 23 de agosto de 2022

Confirmado: grupos do Barrete Verde, de Alenquer e Arruda expulsos da ANGF

Confirma-se, como aqui tínhamos noticiado esta manhã, a expulsão do seio da Associação Nacional de Grupos de Forcados dos grupos do Aposento do Barrete Verde de Alcochete (um dos mais antigos do país - na foto de cima), do Clube Taurino Alenquerense e de Arruda dos Vinhos - por não terem cumprido no prazo estipulado a regularização das quotas que tinham em dívida.

A confirmação da expulsão dos três grupos foi adiantada ao site touroeouro.com pelo presidente da ANGF, Diogo Durão, que lamentou o sucedido e informou que agora têm até ao dia 31 de Dezembro para apresentar a sua (re)candidatura, por forma a que a reintegração seja apreciada pelos grupos associados em próxima Assembleia-Geral.

Os três grupos expulsos violaram o artigo 10º do Regulamento da Associação Nacional de Grupos de Forcados (não pagamento de quotas), assunto que já fora abordado na anterior Assembleia-Geral e onde tinha sido estipulado o dia 15 de Agosto como prazo limite para regularizarem a situação e disso informarem a Direcção da ANGF e os 38 grupos associados. 

Mas os três grupos deixaram passar o prazo sem o fazer e voltaram a pegar depois dessa data, passando por cima do ponto 4 do Regulamento, que diz claramente que os grupos que actuarem sem a sua situação regularizada são automaticamente expulsos da ANGF.

A Associação Nacional de Grupos de Forcados anunciou ontem a expulsão dos três grupos a todas as associações do sector, nomeadamente à de Empresários Tauromáquicos, que a partir de agora ficam impedidos de contratar para as suas corridas os Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, os Amadores do Clube Taurino Alenquerense e os Amadores de Arruda dos Vinhos.

O grupo do Barrete Verde, um dos mais antigos do país, está anunciado para a corrida do próximo domingo, 28 de Agosto, em Santo Estêvão, onde ia repartir cartel com o de Vila Franca na corrida de homenagem ao antigo forcado João Costa "Platanito", ficando assim impedido de tomar parte nesse festejo.

Também os Amadores de Arruda dos Vinhos estão anunciados para a corrida do próximo sábado, 27, nas Caldas da Rainha, onde iriam competir com os Amadores do Ribatejo e os Amadores das Caldas, já não podendo actuar.

Foto M. Alvarenga