terça-feira, 2 de agosto de 2022

Tourada em Ferreiró (Vila do Conde): há ou não há?

O "Jornal de Notícias" noticiou ontem que terá ficado frustrada, uma vez mais, a tentativa do empresário Paulo Pessoa de Carvalho e da associação ibérica Juntos Pelo Mundo Rural para realizar uma corrida de toiros em Ferreiró, no concelho de Vila do Conde, que esteve inicialmente agendada para 23 de Julho e está agora de novo marcada para o próximo domingo, 7 de Agosto (cartaz em baixo).

Todavia, a associação Juntos Pelo Mundo Rural emitiu um comunicado desmentindo a notícia do "JN" e afirmando que a mesma "não corresponde à realidade dos factos".

"Continuamos com a firme certeza da realização deste espectáculo tauromáquico no próximo dia 7 de Agosto em Ferreiro-Vila do Conde", afirma a associação, garantindo que "nada foi chumbado".

Segundo noticiou o jornal, o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto não terá aceite a providência cautelar interposta pelos organizadores, tomando uma decisão favorável à Câmara de Vila do Conde, que não licenciou a praça desmontável e inviabilizou a realização do espectáculo.

Segundo ainda o "Jornal de Notícias", o Município de Vila do Conde recusou licenciar o recinto baseado em pareceres negativos dos seus serviços jurídicos, da Divisão de Trânsito e da Protecção Civil


A Câmara de Vila do Conde alegou, acrescenta o "JN", que o pedido violava normas e regulamentos municipais e que o local levantava problemas de circulação, estacionamento e até acesso para viaturas de emergência. Além disso, a autarquia tem ainda, em curso, trabalhos de pavimentação que obrigaram ao corte de trânsito na zona.


O "JN" adianta que o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto recusou ontem a providência cautelar, considerando que a licença pedida, bem como a fundamentação da autarquia se basearam na data inicialmente prevista e determinou a extinção da acção, condenando os organizadores da corrida de toiros ao pagamento de todas as custas judiciais.


Os organizadores da corrida de toiros garantem que nada disso corresponde à verdade e que a mesma se vai realizar no domingo, frisando que "nada nem ninguém nos fará desistir de lutar por esta causa e continuamos a acreditar na Justiça".


Em que ficamos, afinal? Há ou não há corrida no domingo?