Miguel Alvarenga - A despedida de Pedro Raposo, que comandou os Amadores da Moita nos últimos treze anos e foi o 15º cabo do grupo, marcou, no que aos forcados diz respeito, a última corrida da Feira da Moita, ontem celebrada com dois terços fortes da lotação da praça "Daniel do Nascimento" preenchidos.
Nas cortesias, a arena esteve emoldurada por dezenas de antigos elementos do grupo, alguns dos quais intervieram depois nas quatro pegas da noite.
E foi Pedro Raposo que pegou, com brilhantismo e poderio, o primeiro toiro da noite, da ganadaria Passanha, como os restantes lidados a cavalo, consumando ao primeiro intento, muito bem ajudado pelos companheiros, entre os quais estavam, como aconteceu nas outras pegas, antigos forcados já retirados.
Depois da sua última pega e da aplaudida volta à arena que deu com o cavaleiro João Salgueiro, Pedro Raposo despiu a jaqueta no centro da arena e passou o testemunho a seu irmão, João Raposo, novo cabo dos Amadores da Moita. Momento de muita emoção e fortes ovações do público ao seu forcado, seguido da entrega de algumas lembranças por antigos companheiros e da tradicional volta à arena em ombros. A Moita "teve mais encanto na hora da despedida". Adeus, Forcado!
A segunda pega da corrida foi consumada com idêntico brilhantismo e também à primeira pelo novo cabo João Raposo, com o grupo a ajudar coeso e em força. Estreia auspiciosa como cabo e aplaudida volta à arena com o cavaleiro João Ribeiro Telles.
Fábio Silva enfrentou algumas dificuldades - e duros derrotes - para consumar a pega do quinto toiro da noite, que o despejou com violência nas duas primeiras tentativas, acabando por consumar à terceira, mas sem por isso deixar de dar volta à arena com Salgueiro, muito justamente autorizada pelo director de corrida Ricardo Dias.
A quarta pega, ao sexto toiro, o tal coxo que foi semi-lidado (quatro ferros apenas) por João Telles sob fortes protestos do público e bronca à presidência, foi pegado à primeira pelo experiente David Solo - contra a vontade do conclave, que exigia a recolha do animal. A bronca já estava ao rubro, a sorte foi pegarem o toiro à primeira, o que amainou os ânimos e os protestos pela apatia com que o director de corrida e o médico veterinário lidaram com esta complicação, permitindo que fosse toureado e pegado um toiro que deveria ter sido recolhido.
Fique agora com as imagens da última pega e da emotiva despedida de Pedro Raposo, bem como das restantes ontem efectuadas em noite de triunfo pelos valorosos Amadores da Moita.
Fotos M. Alvarenga
Dezenas de forcados na arena: antigos e actuais elementos dos Amadores da Moita na despedida do cabo |
A última grande pega de Pedro Raposo e as imagens do momento emotivo da passagem de testemunho a seu irmão João e do adeus às arenas aos ombros dos companheiros |
O novo cabo João Raposo pegou, também à primeira, o segundo Passanha da noite |
Derrotado nas duas primeiras tentativas, o experiente Fábio Silva consumou à terceira a terceira pega da corrida |
Sob os protestos do público, que exigia a recolha do sexto toiro por estar coxo, David Solo fez a pega à primeira e amainou os ânimos do pessoal |