quarta-feira, 19 de outubro de 2022

45 anos de alternativa: Manuel Jorge de Oliveira homenageado a 1 de Novembro no Cartaxo

Manuel Jorge de Oliveira será homenageado na corrida de toiros do próximo dia 1 de Novembro no Cartaxo pelos seus 45 anos de alternativa.

Protagonista de uma das mais brilhantes alternativas de que há memória na praça do Campo Pequeno (em 1997, numa célebre Corrida da Associação dos Comandos, em que foi apadrinhado pelo saudoso D. José João Zoio), Manuel Jorge de Oliveira teve uma memorável trajectória, sobretudo nos anos 70 e 80, sendo histórica a sua famosa quadra de cavalos pretos com o ferro de Ortigão Costa (coudelaria e ganadaria de que seu Pai, Joaquim Oliveira, já falecido, era feitor). 

Foi, ao tempo, um dos mais aguerridos competidores de João Moura (no auge deste) e também, entre muitos mais, de Mestre Batista e Zoio, com quem rivalizou em muitas corridas. Fez também notável carreira em arenas de Espanha, ombreando com os maiores rejoneadores da época, como Álvaro Domecq e Manuel Vidrié.

Mais dedicado ao ensino da Equitação, tendo uma escola na Alemanha, Manuel Jorge de Oliveira despediu-se das arenas, sem prévio aviso, anunciando-o no final da corrida em que actuou a 21 de Junho de 2013 nesta mesma praça do Cartaxo (fotos), voltando apenas a tourear no Campo Pequeno em 29 de Junho de 2017 para celebrar 40 anos de alternativa e conceder a alternativa a Parreirita Cigano, seu pupilo.

No próximo dia 1 de Novembro no Cartaxo, actuam os cavaleiros Marcos Bastinhas, Luis Rouxinol Jr. e o praticante António Telles (filho) e pegam os forcados da Azambuja, da Arruda dos Vinhos e do Cartaxo, lidando-se três toiros de Manuel Veiga e três de José Pereira Dias.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e Frederico Henriques

Manuel Jorge no Cartaxo em Junho de 2013, na corrida em
que, inesperadamente, anunciou que se despedia das arenas
E em 2017 no Campo Pequeno, onde reapareceu por uma noite
para dar a alternativa a Parreirita Cigano