terça-feira, 18 de outubro de 2022

Oportunidade aos novos animou "Palha Blanco" no domingo

Um gesto de aficion: cavaleiro Manuel Telles Bastos
actuou em V. Franca como subalterno

A carismática praça de toiros "Palha Blanco" de Vila Franca de Xira foi palco no passado domingo de um espectáculo de oportunidade aos novos (variedades taurinos) integrado ainda nas comemorações dos 90 anos do glorioso grupo de forcados Amadores de Vila Franca de Xira, havendo, antes de mais, de aplaudir a apresentação, o trapio e a qualidade sos novilhos-toiros de Falé Filipe. Assim, sim, podem-se dar oportunidades aos novos.

Destacou-se na lide a pé, como único espada da tarde, o jovem Gonçalo Alves, aluno da Escola "José Falcão", que substituiu o anunciado Leonardo (por motivos que se desconhecem), rubricando uma aplaudida faena, evidenciando muito melhor nota do que na véspera na Moita. Muito bem de capote e com as bandarilhas, desenhou depois uma excelente e variada faena de muleta, reafirmando o seu muito valor e confirmando o estatuto de grande promessa do nosso toureio a pé.

A cavalo actuaram Marco Santos, Francisco Maldonado Cortes, Mariana Avó (na melhor lide da tarde), João Dias, o rejoneador espanhol Paco Canales e o estreante Domingos Gallego, todos eles com boas prestações.

Pegaram os forcados de Vila Franca (Rodrigo Galhofas à primeira, Gonçalo Pereira à sexta e Rodrigo Camilo à primeira) e de Alcochete (David Calado à segunda, Daniel Ferraz à primeira e Afonso Alvarez à primeira).

Destaque para o gesto de aficion do cavaleiro Manuel Telles Bastos, que actuou neste festival como subalterno, sendo homenageado pelo GFA de Vila Franca.

O festejo foi dirigido por Ricardo Dias, assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.

Fotos José Canhoto




Gonçalo Alves
Marco Santos
Francisco Maldonado Cortes

Mariana Avó
João Dias
Paco Canales
Domingos Gallego

Pegas estiveram a cargo dos grupos de V. Franca e Alcochete