segunda-feira, 6 de março de 2023

Mestre António Cadório foi recordado no sábado em Vila Franca

A arte de ensinar toureiros do saudoso António Cadório (na foto de cima, com vários alunos nesse tempo), missão que durante anos fez dele uma das mais típicas e respeitadas figuras de Vila Franca de Xira e do mundo tauromáquico, foi tema de um interessante colóquio realizado este sábado na praça "Palha Blanco" no espaço do recordado Restaurante "Redondel" (que tanta falta nos faz, sobretudo em dias de corrida).

O Maestro Vitor Mendes e o crítico tauromáquico Maurício Vale foram os oradores, recordando a figura ímpar de Mestre António Cadório, falecido em Salvaterra de Magos, de onde era natural, em Outubro de 1979.

O tema do colóquio foi abordado por ambos com emoção, respeito e saudade. Presentes muitos aficionados e bandarilheiros antigos alunos de Mestre Cadório, aficionado prático, que foi também motivo de vários painéis alusivos.

A vereadora Manuela Ralha, da Câmara Municipal de Vila Franca, e a vogal Sofia Lixa, da Junta de Freguesia, também marcaram presença ça e usaram da palavra em defesa da Tauromaquia numa tarde tertuliana para recordar.

Em baixo, um texto de Maurício Vale publicado no jornal "Vida Ribatejana" em Outubro de 1979, aquando da morte de Mestre António Cadório.

Fotos D.R.