Testemunhámos no dia 28 de Maio de 2019 o momento em que o toureiro Cayetano Rivera Ordoñez e a apresentadora televisiva Maria Cerqueira Gomes (foto de cima) se conheceram - e houve "um clique" entre os dois, recorda Rui Bento - no Restaurante "Rubro" da praça de toiros do Campo Pequeno, antes da jornalista o entrevistar para a TVI. E contamos a história secreta do encontro que, três anos depois, deu origem a um relacionamento que está a agitar a vizinha Espanha.
Cayetano Rivera Ordoñez nunca tinha toureado em Portugal, país onde seu recordado pai, Francisco Rivera "Paquirri", foi nos anos 60 e 70 um dos últimos grandes ídolos dos aficionados. Apresentou-se no Campo Pequeno na noite de 6 de Junho de 2019 numa corrida em que se rendeu homenagem póstuma ao cavaleiro Joaquim Bastinhas (que falecera vítima de doença no último dia de 2018) e na qual actuou como único matador e repartiu cartel com os cavaleiros João Moura e Marcos Bastinhas e com os forcados de Portalegre e da Chamusca, frente a toiros da ganadaria Varela Crujo (cartaz em baixo).
Cerca de uma semana antes, no dia 28 de Maio, Cayetano aterrou de manhã cedo em Lisboa para à tarde estar presente numa conferência de imprensa na praça do Campo Pequeno com o objectivo de promover a corrida e sobretudo a sua estreia em arenas de Portugal.
Durante a manhã desse dia, o toureiro visitou demoradamente a praça do Campo Pequeno acompanhado pelo então gestor Rui Bento e pelo assessor de imprensa Paulo Pereira, bem como pelo director do "Farpas" e pelo então fotógrafo da empresa Frederico Henriques.
Após a visita à praça onde nunca toureara e que o encantou, Cayetano Ordoñez esteve alguns momentos à conversa com Rui Bento, Miguel Alvarenga e Paulo Pereira na esplanada do desaparecido Bar "Volapié", também com o seu proprietário Joaquín Moreno - e foi nessa altura que o director do "Farpas" o surpreendeu oferecendo-lhe uma verdadeira relíquia: um pequeno programa de uma das primeiras corridas de seu pai, Francisco Rivera "Paquirri", na praça do Campo Pequeno (1968), onde era anunciado com a frase "Repete-se a Apoteose", alusiva à sua primeira apresentação no nosso país umas semanas antes.
Mais tarde, na conferência de imprensa, Cayetano fez questão de se fotografar ao lado de Miguel Alvarenga com esse programa na mão.
Nessa curta estadia em Lisboa, Cayetano Rivera Ordoñez almoçou no primeiro andar do "Rubro" (na praça de toiros) com a então administradora da empresa Paula Mattamouros Resende e com Rui Bento, com Miguel Alvarenga e também marcou presença, entre outros, José Luis Gomes, filho do antigo toureiro Augusto Gomes Jr., que há 73 anos tinha toureado em Madrid com Cayetano Ordoñez "Niño de la Palma", bisavô do novo Cayetano das arenas.
Já perto do final do almoço, chegou ao restaurante a apresentadora Maria Cerqueira Gomes, que vinha entrevistar o toureiro para o programa "Você na TV" de Manuel Luis Goucha, da TVI, entrevista essa que foi realizada no centro da arena da praça de toiros.
Foi Rui Bento quem os apresentou. E agora recordou ao "Farpas" que sentiu logo que "houve ali um clique entre eles". Maria sentou-se na mesa e esteve alguns minutos à conversa com o toureiro, antes de desceram para a arena e realizarem a entrevista.
"Lembro-me bem que Maria Cerqueira Gomes ficou fascinada com o que Cayetano lhe contou do seu passado, que antes de ser toureiro fora modelo nos Estados Unidos, que estudara em Cambridge e outras curiosidades que ela desconhecia" - recorda Rui Bento ao "Farpas", gracejando que "se esta relação for para a frente, nós temos que ser os padrinhos... porque proporcionámos e testemunhámos o primeiro encontro deles nesse dia em Lisboa!".
Depois da conferência de imprensa, Rui Bento levou Cayetano ao aeroporto, onde apanhou o avião de volta para Espanha. Provavelmente já levando na cabeça alguma perturbação causada pelo conhecimento dessa tarde em Lisboa...
No dia em que aqui se conheceram - e terão trocado contactos -, Rivera Ordoñez era casado com a também apresentadora de televisão Eva González, de quem se separou no ano passado, depois de nesse preciso ano de 2019 terem enfrentado o escândalo da traição do toureiro com Karelys Rodríguez, que revelou ter sido amante do matador durante seis anos; e Maria Cerqueira Gomes vivia uma relação, desde 2014, com o empresário António Miguel Cardoso, actual presidente do clube de futebol Vitória de Guimarães, de quem se viria a separar-se em Agosto desse ano de 2019, ou seja, três meses depois de conhecer o toureiro em Lisboa.
A imprensa espanhola descobriu que Cayetano e Maria há vários meses trocam "likes" nas respectivas redes sociais e a "Semana", que em final de Fevereiro os fotografou pela primeira vez juntos numa cafetaria em Écija, revelou na sua edição de ontem que já em Dezembro passaram uns dias juntos em Miami. E no início deste mês voltaram a passar uns dias juntos em Sevilha.
Recordamos as fotos desse dia que, depois de conhecido agora o relacionamento entre ambos, passam a ter um valor histórico... quanto mais não seja para a revistas del corazón de neustros hermanos.
Fotos M. Alvarenga, Frederico Henriques e D.R.
A entrevista para o programa "Você na TV" da TVI: foi aqui que tudo começou... a 28 de Maio de 2019 |
Antes de conhecer a apresentadora, Cayetano visitou a praça de manhã com Rui Bento, Paulo Pereira e Miguel Alvarenga |
Fotografado à porta do Campo Pequeno, engalanada com o cartaz da corrida de 6 de Junho, onde se apresentava |
Antes do almoço, no Bar "Volapié", com Paulo Pereira, Rui Bento, Joaquín Moreno e Miguel Alvarenga |
Ao almoço no "Rubro" com Rui Bento, Paula Resende e José Luis Gomes |
Cayetano no "Rubro" momentos antes de ali entrar Maria Cerqueira Gomes |
Cayetano com Miguel Alvarenga e o programa de uma corrida em 1968 onde toureou seu pai, o saudoso "Paquirri", nesta mesma praça |
Junto ao cartaz da corrida da sua estreia em Portugal |
A conferência de imprensa ao final da tarde, antes de voar de novo para Espanha. Na mesa com Rui Bento, Paula Resende e Paulo Pereira |
Uma semana depois, a 6 de Junho, na corrida da sua estreia em Portugal |