Para além da sua apreciada página de tauromaquia "Quarto Tércio", da autoria de um reputado e entendido aficionado que assina com o pseudónimo "Ferro-Curto", dada à estampa na primeira edição de cada mês, o semanário "Tal & Qual" desta quarta-feira publica uma peça do jornalista Alfredo Miranda, sob o título "Iva na arena", sobre o descontentamento do sector por continuar a ser discriminado pelo Governo com o imposto do IVA a 23%.
Refere o jornalista que "o sector das corridas de toiros até Junho vai abrir guerra contra a Autoridade Tributária", procurando impugnar a cobrança de 23%, citando declarações de Hélder Milheiro, secretário-geral da Federação ProToiro.
E "se o Fisco não der resposta satisfatória, o próximo passo é a Comissão Europeia", adianta a mesma fonte ao "Tal & Qual".
Também os empresários Luis Miguel Pombeiro e Rui Bento são ouvidos nesta interessante peça jornalística de Alfredo Miranda, considerando ambos que o Governo está "a descriminar uma das expressões culturais. mais arreigadas no povo português" e a "ofender vários dos deveres constitucionais a que o Estado Português está obrigado", nomeadamente a promoção do direito à cultura, e a "distorcer a concorrência, prejudicando os consumidores dos espectáculos tauromáquicos face aos restantes espectáculos culturais".
Críticas ainda ao actual ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva por ter defendido no Parlamento que não iria "censurar" as touradas, mas, segundo representantes do sector taurino, "não responde às suas propostas".
Fotos D.R.