Tiago Tavares, o cernelheiro do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande (da Praia da Vitória, Ilha Terceira), colhido no passado sábado na Arena D'Évora durante o Concurso de Cernelhas, no Dia do Forcado, sofreu uma fractura da vértebra D11, instável e com indicação operatória, encontrando-se ainda internado no Hospital de Évora à espera de vaga no Hospital de São José, em Lisboa, onde será operado.
Segundo o cabo Manuel Pires, o forcado deverá ser transferido para São José durante esta segunda-feira.
Tiago Tavares foi violentamente pisado pela vaca quando tentava realizar a pega de cernelha, recolhendo à enfermaria da praça e sendo depois transferido para o Hospital de Évora para realizar exames complementares (TAC's) de crânio, tórax, abdómen e pélvis (sem alterações), mas na TAC da coluna foi detectada uma fractura da vértebra D11.
Na sua página da rede social Facebook, o GFA do Ramo Grande informa que o estado do forcado é estável e agradece a todos os que têm procurado inteirar-se do seu estado clínico e a toda a equipa presente na Arena D'Évora, muito em particular ao Dr. António Peças, que o recebeu na Urgência do Hospital de Évora e "o tratou de forma extraordinária, como grande profissional que é".
Manuel Pires, cabo dos Amadores do Ramo Grande, teve que regressar à Ilha Terceira (foi pai recentemente), mas no início da semana viajará para Lisboa para acompanhar o companheiro e o apoiar na sua evolução. Os pais de Tiago Tavares viajam amanhã da Terceira para Lisboa.
Foto D.R./GFA do Ramo Grande/Facebook