Miguel Alvarenga - Nobres, colaborantes, a investir com clareza e sem maldade, indo pelo seu caminho sem atrapalhar ninguém, os toiros da prestigiada ganadaria Passanha não causaram ontem dificuldades de maior aos grupos de forcados Amadores de Alcochete (duas pegas à primeira e uma à segunda) e Amadores do Aposento da Moita (três pegas à primeira) na corrida de praça cheia que entusiasmou tudo e todos na praça "Daniel do Nascimento" e que decorreu sob um ambiente à antiga.
O primeiro toiro foi pegado com arrojo e muita decisão por João Dinis, dos Amadores de Alcochete, que ergueu o barrete aos céus e dedicou a pega à memória de Aníbal Pinto, emblemático forcado da fundação do Grupo, a que todos chamavam o "pai dos forcados", que morreu na última semana com 79 anos, por quem se guardara um minuto de silêncio ao início das cortesias. Bem nas ajudas todos os companheiros.
Para a cara do segundo toiro foi Leonardo Mathias, o cabo do Aposento da Moita, forcado de eleição. Brindou a pega a Duarte Roxo, forcado retirado, consumando ao primeiro intento. Bem a recuar, mandando na investida, fechou-se para não mais sair, contando com a ajuda pronta e coesa de todos os seus forcados.
Manuel Pinto, o todo-poderoso forcado de Alcochete, brindou a pega do terceiro toiro a Daniel Ferraz, seu companheiro de Grupo, que se lesionou na recente corrida do Montijo. Com a técnica e o poderio de sempre, Manuel Pinto aguentou com firmeza a fuga do toiro ao Grupo, sem desarmar. Pega rija e emotiva.
João Freitas, do Aposento da Moita, dedicou a quarta pega da tarde ao cavaleiro Paco Velásquez, que tomou ontem a alternativa, consumando com brilhantismo ao primeiro intento e também com a excelente ajuda dos companheiros.
Um derrote baixo tirou João Henriques (Alcochete) da cara do toiro na quinta pega da corrida, que foi a única não executada ao primeiro intento, mas sim ao segundo. Um dos ajudas acabou por ficar na cara do toiro por momentos, acabando depois a pega por ser consumada por João Henriques na sua segunda tentativa.
A última pega da tarde teve André Silva, do Aposento da Moita, na cara do toiro, depois de brindar a sorte a Rui Fernandes e Diego Ventura. A pega teve alguma emoção, mas, como nas anteriores, não houve maldade do toiro, correu tudo bem e sem dificuldades de maior.
Fique agora com as sequências das seis pegas e mais logo não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga, os Momentos de Glória dos três cavaleiros e depois, todas as fotos dos (muitos) Famosos que ontem encheram até às bandeiras a praça da Moita.
Fotos M. Alvarenga
Amadores de Alcochete, capitaneados por Nuno Santana |
Aposento da Moita, capitaneado por Leonardo Mathias |
João Dinis (Alcochete) na primeira pega da tarde, brindada à memória de Aníbal Pinto, forcado da fundação do Grupo |
Pega brilhante do cabo Leonardo Mathias (Aposento da Moita) brindada a Duarte Roxo, antigo forcado do Grupo |
Grande pega de Manuel Pinto ao terceiro toiro, brindada ao companheiro Daniel Ferraz, forcado que se lesionou na recente corrida do Montijo (primeira foto) |
Quarto toiro pegado com brilhantismo por João Freitas, do Aposento da Moita, brindada a Paco Velásquez |
Quinta pega, única à segunda, consumada por João Henriques (Amadores de Alcochete) |
André Silva (Aposento da Moita) fechou a tarde com chave de ouro, dando volta com Paco Velásquez e o ganadeiro Diogo Passanha |