GFA do Ribatejo |
GFA da Tertúlia Tauromáquica do Montijo |
Fique agora com as sequências das quatro pegas realizadas ontem no festival solidário em Livramento (Mafra) pelos grupos de forcados do Ribatejo, da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, das Caldas da Rainha e da Póvoa de São Miguel, respectivamente capitaneados por Pedro Espinheira, Luis Carrilho, Duarte Manoel e André Batista.
Os cabos aproveitaram o facto de se tratar de um festival para porem à prova os novos valores dos seus grupos.
O primeiro novilho, da ganadaria Irmãos Dias, de escassa presença e pouca força, foi pegado sem dificuldades, com técnica e boas ajudas de todo o grupo, pelo forcado Fábio Delgado - à primeira tentativa.
Mais complicado, o terceiro novilho da tarde, de Falé Filipe, não facilitou a vida aos forcados da Tertúlia do Montijo, infringindo violentos e duros derrotes nas duas primeiras tentativas de Guilherme Fonseca, que embora - e felizmente - não se tenha lesionado, foi depois dobrado por Diogo Esteves, que concretizou rija pega na sua primeira intervenção, terceira efectiva. No final (inédito) os dois forcados acompanharam a cavaleira Ana Rita na volta à arena.
António Almeida, dos Amadores das Caldas da Rainha, fez a quarta pega do festival a um novilho de Irmãos Dias, bem apresentado, codicioso e com teclas. Sofreu duros derrotes nas duas primeiras tentativas, acabando por consumar a pega à terceira, bem ajudado pelos companheiros.
O último novilho, também de Irmãos Dias, foi pegado à primeira por Rui Casca, do grupo alentejano da Póvoa de São Miguel, que se fechou com decisão, depois de estar muito bem a receber, templando a investida. O novilho desviou a rota, mas o forcado aguentou-se até à pronta e eficiente chegada do grupo para ajudar à concretização da valente pega.
Veja agora as sequências das quatro pegas.
Fotos M. Alvarenga
GFA das Caldas da Rainha |
GFA da Póvoa de São Miguel |
Fábio Delgado (Ribatejo) na primeira pega, ao primeiro intento, ao novilho de Irmãos Dias |
Guilherme Fonseca fez duas duras tentativas para pegar o sério novilho de Falé Filipe, acabando dobrado por Diogo Esteves. Os dois forcados da Tertúlia do Montijo acompanharam Ana Rita na volta à arena |
António Almeida (Caldas) pegou à terceira o quinto novilho da tarde, da ganadaria Irmãos Dias |
Última pega, a outro novilho de Irmãos Dias, foi consumada à primeira por Rui Casca, do Grupo da Póvoa de São Miguel |