O arranque das Fabulosas Nocturnas de Verão no Coliseu Figueirense (Figueira da Foz) ficou marcado no último sábado por um importante triunfo do cavaleiro Duarte Pinto (foto de arquivo em cima) com um belíssimo toiro da ganadaria do Engº Luis Rocha. Público de pé a aplaudir a lide empolgante do cavaleiro de Paço de Arcos, brindada a Morante de la Puebla, que assistiu à corrida numa barreira acompanhado pelo seu apoderado Pedro Marques e recebeu fortíssima ovação do público, que o reconheceu.
António Ribeiro Telles, que foi homenageado pelos seus 40 anos de alternativa, teve actuação de alto nível a abrir praça; o mexicano Emiliano Gamero deu o seu espectáculo, chegou ao público e a realidade é que já conta com um significativo número de seguidores em Portugal; Andrés Romero "bailou com a mais feia", coube-lhe (em azar) lidar o pior toiro da noite, manso e bronco; Mara Pimenta, com grande ambiente na Figueira, esteve em grande com o melhor toiro da corrida - que voltou ao campo para semental; e António Telles Filho rubricou uma excelente lide, demonstrando a grande evolução que está a ter de corrida para corrida.
Os Forcados do Ribatejo evidenciaram valentia e coesão, sobretudo na pega ao pior toiro da noite, onde a vontade e o querer do grupo tudo superou; os do Clube Taurino Alenquerense foram, no conjunto das duas pegas efectuadas, os triunfadores desta primeira corrida na Figueira da Foz; e os Amadores de Monsaraz, inconstantes no primeiro toiro que pegaram, estiveram depois muito bem no segundo.
A corrida decorreu com grande ambiente e praça quase cheia. Bom curro de toiros do Engº Luis Rocha (exceptuando o toiro de Romero), que apesar das suas limitações físicas, assistiu entusiasmado à corrida e vibrou com a boa prestação dos seus exemplares. No quinto toiro, o representante da ganadaria merecia ter dado volta à arena.
Fotos M. Alvarenga/Arquivo e D.R.