"Sempre que um toiro da ganadaria Murteira Grave colhe um toureiro, é um desgosto para mim. Desejo pronta recuperação ao grande toureiro de prata Cândido Ruiz, que estará nas minhas orações" - palavras do ganadeiro Joaquim Grave escritas hoje na página oficial da ganadaria no Facebook, a propósito da grave cornada sofrida ontem em Azpeitia (País Vasco, Espanha) pelo referido bandarilheiro, membro da quadrilha do matador David de Miranda.
Cândido Ruiz foi ontem aparatosamente colhido quando bandarilhava o primeiro toiro de Murteira Grave - de nome "Mafioso", nº 35, com 520 quilos - na corrida celebrada em Azpeitia. O toureiro de prata foi empitonado à altura do abdómen (fotos) depois de cravar um valoroso par de bandarilhas, vivendo-se na praça momentos dramáticos.
Sofreu duas cornadas de prognóstico grave, uma de 20 centímetros na zona do abdómen e outra de 50 que vai do abdómen à axila, que "seguramente afecta alguma costela", segundo o médico cirurgião Eduardo Monsalve, que o operou na unidade móvel da praça de toiros.
"É uma cornada muito séria", disse o médico, acrescentando que, apesar da gravidade, o toureiro teve sorte e não foram afectados orgãos importantes. Cândido Ruiz foi depois transportando ao Hospital de San Sebastián, onde lhe fizeram mais exames. O seu estado é estável e está livre de perigo.
Na corrida de ontem em Azpeitia (mais de três quartos de entrada na praça), triunfou Jesús Enrique Colombo (primeira foto de cima), que cortou duas orelhas, uma a cada toiro. David de Miranda foi ovacionado no primeiro da tarde e silenciado no quarto, segundo do seu lote. Ángel Téllez foi silenciado nos dois toiros.
Em declarações ao site "Mundotoro", o ganadeiro Joaquim Grave considerou que "a impressão geral é que foi uma boa tarde de toiros", destacando o primeiro toiro, o quarto, o quinto e o sexto. "A cornada do bandarilheiro pôs um toque de seriedade a toda a corrida", afirmou Joaquim Grave, resumindo que "o resultado final é positivo, foi uma tarde de toiros com muita emoção, que é o que faz falta às praças muitas vezes".
Nas fotos de baixo, sequência da aparatosa e dramática colhida de Cândido Ruiz quando cravava o primeiro par de bandarilhas no toiro "Mafioso", primeiro da corrida de ontem, da ganadaria Murteira Grave.
Fotos Philippe Gil Mir/mundotoro.com e D.R.