O matador João Silva "Juanito" toureia amanhã, sexta-feira 8 de Setembro, na praça espanhola de Don Benito (província de Badajoz), apenas uma semana depois de ter sofrido uma grave lesão no joelho (luxação de rótula) - foto de cima - por colhida durante um treino na ganadaria Algarra.
"Juanito" foi socorrido no Hospital Virgen de la Macarena em Sevilha pela equipa do Dr. Víctor Loaiza - onde lhe prognosticariam um prazo de dois meses e meio de recuperação, "o que me impediria de assumir os compromissos que tenho, incluindo a corrida na Feira de Zafra, obrigando-me mesmo a ter que suspendeu der a temporada", diz-nos o toureiro.
Contudo e "a conselho de Diego Ventura, a quem agradeço do fundo do coração", "Juanito" foi recuperado no prazo recorde de uma semana pelas mãos mágicas do fisioterapeuta José António Salas (o mesmo que recuperou Daniel Luque e Roca Rey), depois de ter sido inicialmente avaliado pelo Dr. Ángel Villamor, o melhor traumatólogo de Espanha.
"Só passou uma semana da lesão e já vou tourear amanhã em Don Benito. Foram tempos recorde, o médico diz que é histórico! A recuperação normal de uma luxação deste tipo leva um mês e meio com gesso e mais outro mês de reabilitação, um total de dois meses e meio... eu vou tourear já uma semana depois!" - desabafa "Juanito" (em baixo, o relatório clínico do Hospital onde foi atendido na última sexta, em Sevilha).
Nas redes sociais, o matador português expressou os seus agradecimentos ao Dr. Ángel Villamor, ao fisioterapeuta José António Salas, "um génio", a Diego Ventura e também ao matador Pablo Aguado, que com ele repartia tentadero na passada sexta-feira na ganadaria Algarra e foi incansável a apoiá-lo desde o primeiro momento.
Na corrida de amanhã em Don Benito (às 18h30, hora local), "Juanito" reparte cartel com Alejandro Talavante e Ginés Marín (que actua a substituir Morante de la Puebla) e com a rejoneadora francesa Lea Vicens. Lidam-se toiros de Virgen Maria e, a cavalo, de Los Espartales.
Fotos M. Alvarenga e D.R.