A Gala da Tauromaquia, festa maior de prestígio e engrandecimento da tauromaquia, este ano em terceira edição, vai realizar-se na noite de 2 de Dezembro com um jantar no Restaurante "Kais" em Lisboa, como até aqui tem acontecido.
Ontem, no Directo do site "Tauronews", Francisco Mendonça Mira, um dos organizadores da Gala, anunciou as novidades para este ano, que passam sobretudo pela forma como os triunfadores são votados.
Nos anos anteriores, eram nomeados cinco em cada classe pelos próprios artistas e depois votados pelo público através de chamadas telefónicas. Agora, a forma de eleger os primeiros levou uma reviravolta.
São nove as categorias de onde se vão eleger os primeiros: cavaleiro de alternativa, cavaleiro praticante/amador, matador de toiros, novilheiro (com e sem picadores), bandarilheiro/peão de brega, ganadaria, empresa, grupo de forcados e melhor forcado.
No dia 1 de Novembro, data oficial de encerramento da temporada, todos os cavaleiros (de alternativa, praticantes e amadores), matadores, novilheiros, ganadeiros, empresários e os cabos dos grupos de forcados (para eleger o melhor grupo e o melhor forcado) receberão um email da organização da Gala da Tauromaquia com todas as indicações como votar e as listas completas de todos os que estiveram em actividade nesta temporada para poderem votar neles.
Cada um pode votar no preferido das nove categorias. Ou seja: um cavaleiro pode votar nos cavaleiros (de alternativa e praticantes), no matador, no novilheiro, na ganadaria, na empresa, no grupo de forcados e no forcado - e por aí adiante. Cada votante não pode votar nele próprio. E não serão nomeados aqueles que não votarem. Por isso - devem votar todos. Em todos.
As votações vão decorrer de 1 a 16 de Novembro. No final, a organização saberá quem foram os triunfadores de cada classe - aqueles que forem os mais votados. Mas vai anunciar também (no dia 17 ou 18) os cinco mais votados de cada classe, que serão, por assim dizer, referidos como "os nomeados". Muito embora, haja já a referência de quem foi o mais votado e, por isso, o triunfador. Mas só será anunciado no dia da Gala, como nos Óscares.
Quer isto dizer: a organização da Gala anunciará previamente os cinco mais votados de cada classe, referindo-os como "os nomeados", mas só anunciará o vencedor (o mais votado) na noite da Gala (apesar de o conhecer desde o dia 16).
Haverá também as chamadas telefónicas dos aficionados - mas para eleger, apenas e só, o Município mais Taurino, entre os vários municípios que formam a Associação de Municípios Taurinos.
Ontem mesmo, os organizadores da Gala da Tauromaquia almoçaram na Assembleia da República e endereçaram os convites aos deputados que pretendem ter a nosso lado na festa de 2 de Dezembro.
Esta é, um ano mais, a festa das festas da Tauromaquia Nacional. Vamos engrandecê-la! Que votem todos a partir de dia 1 de Novembro!
Muito em breve, mais novidades - e imensas surpresas!