A história da Tauromaquia e de Alcochete fundem-se desde o século XV. Centenas, ou quiçá milhares, de ilustres alcochetanos, fizeram da festa de toiros a sua vida, e com a sua arte levaram o nome desta aficionada vila aos vários palcos da tauromaquia mundial.
Já no século XXI, mostrando a vitalidade desta arte enraizada nas nossas gentes, nascem dois jovens novilheiros em Alcochete - João d’Alva e Gonçalo Alves são o futuro do toureio apeado em Portugal e a esperança que alimenta o povo de Alcochete de poder ver os seus primeiros matadores de toiros.
No ano do 25º aniversário do Clube Taurino de Alcochete, com o apoio da Câmara Municipal, este promove uma exposição fotográfica, pela objectiva de Pedro Barrona, que congrega a arte e a plástica destes dois jovens toureiros com os mais bonitos e icónicos recantos da sua terra natal.
A exposição é inaugurada no próximo sábado, 27 de Janeiro, pelas 16h30, nos Paços do Concelho de Alcochete. A cerimónia inicia-se com um colóquio onde os dois jovens toureiros darão a conhecer um pouco do seu percurso.
Fotos Pedro Barrona