João Moura Caetano, líder do escalafón mundial de 2023, inicia a temporada portuguesa actuando em dois festivais no próximo fim-de-semana em Coruche (sábado) e Monte do Trigo (domingo).
A campanha espanhola arranca no mês de Março actuando no dia 9 (sábado) no festival taurino que se realiza em Rosal de la Frontera e no dia 16 na corrida mista que abre a temporada em Navarra.
Em Portugal, Moura Caetano tem o seu primeiro compromisso já no próximo sábado, dia 24, em Coruche, no festival taurino a favor da Associação Encostatamim, repartindo cartel com João R. Telles, Francisco Palha, Miguel Moura, Mara Pimenta e Paco Velásquez e os forcados de Coruche e o grupo vencedor do concurso de pegas matinal, lidando-se novilhos-toiros de distintas ganadarias: Dr. António Silva, Vinhas, Cunhal Patrício, Passanha e Irmãos Moura Caetano.
No domingo 24 toureia em Monte do Trigo (Portel) em mais um festival taurino ao lado de Ana Batista, Filipe Gonçalves, Tiago Carreiras e os praticantes Manuel de Oliveira e Tristão Telles Queiroz e dos forcados do Ribatejo, da Tertúlia do Montijo e de S. Manços, frente a novilhos-toiros de Paulo Caetano e Isidro dos Reis.
Em Rosal de la Frontera, província de Huelva, no sábado 9 de Março, Moura Caetano reparte cartel com o rejoneador Andrés Romero (ambos apoderados pelo empresário António Nunes), os matadores Curro Díaz, “El Fandi” e David de Miranda e o novilheiro Guillermo Luna, bem como com os forcados portugueses do Real Grupo de Moura. Lidam-se novilhos-toiros de José Luis Pereda.
Oito dias depois, no sábado 16, João Moura Caetano toureia em Fitero (Navarra) com os matadores Sánchez Vara e Rubén Sanz, lidando-se seis toiros da ganadaria Soto de la Fuente.
Foto M. Alvarenga