Morreu esta terça-feira em Madrid, de causas naturais, aos 94 anos, o reputado psiquiatra e apreciado escritor taurino Fernando Claramunt, que deixa um importante e vasto legado para a Festa, já que a ela dedicou uma grande parte da sua vida, com uma enorme aficion que lhe permitiu aprofundar temas relacionados com a sua profissão.
Fernando Claramunt nasceu na cidade de Alicante em 1929 e estudou na Universidade de Salamanca, fazendo a sua especialidade em psiquiatria sob a direcção do destacado e popular Dr. Juan António Vallejo-Nágera, tendo sido aluno de outros médicos de grande relevo, como o prémio Nobel Gregório Marañon.
Foi Professor na Escola de Psicologia, que mais tarde se converteu em Faculdade Universitária, estudou nos Estados Unidos e no Canadá e completou a sua formação em distintos centros especializados da Suíça.
Além de toda a sua intensa vida académica e profissional, Fernando Claramunt foi autor de muitos livros sobre temática taurina, entre os quais "La mirada del torero", "Burladero de Enfermería" e "Ecos de Toricuarto", divulgando a sua visão sobre o espectáculo tauromáquico e os segredos que encerram muitas das atitude daqueles que se vestem de luces.
Membro do prestigiado e selecto Círculo de Amigos da Dinastia Bienvenida, instituição de que era presidente emérito, o Dr. Claramunt será recordado como um homem que aportou à tauromaquia conhecimentos relacionados com a psicologia, não sendo estranha à sua grande aficion o facto de ser filho do médico da praça de toiros de Alicante.
Que em paz descanse.
Foto D.R.