Diogo Amaro, recordado forcado dos Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete que em 2017 saíu em ombros pela porta grande da praça do Campo Pequeno e em 2022 se despediu das arenas depois de uma última grande pega na sua praça de Alcochete, é agora, para além de um reconhecido e muito credenciado produtor de queijo, também um aplaudido artista plástico/pintor - e este domingo fez o quadro que aqui podem ver, inspirado numa fotografia de Miguel Alvarenga, que lhe foi encomendado pela Associação de Tertúlias do Concelho de Vila Franca de Xira para oferecer a Tomás Bastos em Olivença, onde ontem debutou com picadores.
A foto foi captada por Miguel Alvarenga em Outubro do ano passado na praça de Vila Franca de Xira, quando Tomás Bastos alternou e saíu em ombros com Alejandro Talavante.
Diogo Amaro conta o resto:
"Eu sempre pintei, mas nunca tinha publicado nada, como agora o tenho feito nas redes sociais. E a vida não permitia ter tempo para pintar, era só mesmo de longe a longe. Agora, a recuperar de uma antiga na coluna, na vértebra s1, tenho tido mais calma e mais tempo para pintar. No caso desta obra que me foi solicitada pela Associação de Tertúlias de Vila Franca, trata-se de um trabalho feito a caneta grafitti. Basicamente eu desenho sobre a foto escolhida e pinto. É trabalhar com a luz e a sombra, eu digo que é preto no branco, como devemos andar na nossa tauromaquia".
E, concretamente sobre este trabalho:
"A Associação de Tertúlias de Vila Franca tinha-me já pedido um trabalho sobre o novilheiro Gonçalo Alves para ser leiloado em Abril, penso que no almoço que vão fazer para angariar fundos para lhe oferecer um traje de luces. E na quinta-feira passada, mesmo em cima da hora, pediram-me se eu era capaz de fazer um do Tomás pata lhe ser entregue no domingo em Olivença. Eu disse logo que sim, nem que não dormisse. E então fui ao 'Farpas', vi esta foto que está extraordinária e inspirei-me nela".
Fotos M. Alvarenga e D.R./Diogo Amaro/Facebook
Diogo Amaro fotografado com o seu quadro feito a partir de uma foto de M. Alvarenga; e, em baixo, outra pintura de sua autoria |
Membros da Associação de Tertúlias de Vila Franca ontem em Olivença no momento da entrega do quadro a Tomás Bastos |