quinta-feira, 28 de março de 2024

Paco Velásquez comemora 10 anos da alternativa de matador de toiros e quer celebrar a efeméride numa corrida especial

Paco Velásquez comemora neste dia 28 de Março (Parabéns a Você!) o 10º aniversário da sua alternativa de matador de toiros - que recebeu no ano de 2014 na praça mexicana de Tesquisquipan, apadrinhado por Fermín Spínola, com os testemunhos do matador Alejandro Amaya e do rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza (foto de cima).

Depois de decidir tornar-se cavaleiro, não mais voltando a tourear a pé em praça, Paco Velásquez recebeu em 2022 em Huelva (31 de Julho) a alternativa de rejoneador, apadrinhado por Diego Ventura, com o testemunho de Andrés Romero, com toiros de José Luis Pereda. Cortou uma orelha a cada um dos seus toiros e saíu triunfalmente em ombros com Ventura (duas orelhas) e Romero (três orelhas).


No ano passado, na tradicional corrida de Maio na Moita, tomou a alternativa de cavaleiro tauromáquico, com praça esgotada, apadrinhado por Rui Fernandes, com o testemunho de Diego Ventura e dos forcados de Alcochete e do Aposento da Moita, com toiros de Passanha - cujo proprietário, Diogo Passanha, é hoje seu apoderado em Portugal, enquanto em Espanha é gerido por Julián Alonso.


Paco Velásquez, que na temporada passada debutou na Monumental de Madrid, dando uma aplaudida volta à arena, projecta assinalar este ano em Portugal o 10º aniversário da alternativa de matador de toiros actuando numa corrida especial (em praça a anunciar) em que lidará um toiro a pé e outro a cavalo.


Um facto que, não sendo propriamente inédito - o açoreano Mário Miguel, que também tem as duas alternativas, de matador e de cavaleiro, já o fez no Campo Pequeno -, pode ser marcante na temporada.


Fotos D.R.


A alternativa de rejoneador, em Huelva, Agosto de 2022,
concedida por Ventura; e, em baixo, a de cavaleiro, na Moita,
Maio do ano passado, concedida por Rui Fernandes