Algo morno na primeira parte, o "duelo" (mano-a-mano) entre Miguel Moura e Luís Rouxinol Júnior ontem em São Manços (corrida que vinha adiada de Domingo de Páscoa), ganhou nos últimos toiros alguma picardia e acabou por dar claramente a vitória ao cavaleiro de Pegões. Mais um estrondo de Luís Rouxinol Jr. neste início de temporada, depois do triunfo apoteótico em Almeirim onde competia com António Telles e Pablo Hermoso.
Rouxinol Jr. - que, assim, vai regressar a esta praça na corrida de 24 de Agosto - marcou a diferença e fechou a tarde com chave de ouro frente ao último toiro do concurso, o da ganadaria Branco Núncio, que ganhou com todo o merecimento o prémio de bravura, cabendo ao de Veiga Teixeira, lidado em primeiro lugar também por Rouxinol, o troféu de melhor apresentação.
Miguel Moura enfrentou os toiros de Passanha, Ascensão Vaz e Engº Luís Rocha e Rouxinol Jr. toureou os de Veiga Teixeira, Calejo Pires e Branco Núncio.
Pegaram os forcados de São Manços (Diogo Coutinho à primeira; Duarte Teles à segunda; e Manuel Trindade à primeira) e de Coruche (João Tomás à primeira; António Tomás à segunda; e o futuro cabo João Prates à terceira).
Mesmo no final da corrida, viveram-se momentos de pânico quando o toiro de Núncio perseguiu o cavalo de Rouxinol Jr. e se intrometeu na área do pátio de quadrilhas, por pouco não indo para a rua. Foi Luís Rouxinol (pai) quem salvou a situação rabejando o toiro, que acabou por regressar à arena com a ajuda, também, do bandarilheiro Manuel dos Santos "Becas".
Dirigiu a corrida - que registou uma entrada de três quartos - António Santos, assessorado pela médica veterinária Ana Gomes.
Fotos José Canhoto